Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2750
Título: PuzzlEdu: uma proposta de educação como serviço
Autor(es): DANTAS, Eric Rommel Galvão
Palavras-chave: Engenharia de Software; Software Educativo; Aprendizagem como Serviço; Cloud Computing
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rommel Galvão Dantas, Eric; Cardoso Garcia, Vinícius. PuzzlEdu: uma proposta de educação como serviço. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Com a inclusão digital as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são essenciais na educação, seja ela presencial, semipresencial ou a distância. Com a propagação das mais recentes e avançadas tecnologias, a exemplo da computação nas nuvens (cloud computing), há a possibilidade de disponibilizar diversos recursos educacionais como serviços para a comunidade. Isso contribui para uma maior abrangência da educação, com redução de custos e integração ao desenvolvimento tecnológico atual. Utilizando-se dos conceitos de Hardware como Serviço e Software como Serviço, e a isso integrar os recursos educacionais disponíveis, é possível vislumbrar um novo conceito: a Aprendizagem como Serviço (Learning as a Service LaaS). Na LaaS, tudo passa a ser disponibilizado na nuvem computacional, oferecendo aprendizagem como um serviço ou uma prestação de serviços para a comunidade. Como forma de demonstrar as potencialidades da LaaS, foi desenvolvido o software educativo PuzzlEdu, disponibilizado como serviço, tendo por objetivo auxiliar alunos e professores no ensino e aprendizagem de linguagens de programação orientada a objetos, executando na plataforma cloud, integrando às vantagens desse ambiente, requisitos como usabilidade, flexibilidade e extensibilidade. Utilizou-se a metodologia GQM (Goal/Question/Metric) para avaliar a proposta e mensurar seus aspectos de qualidade. De forma a atender o objetivo mencionado, este trabalho realizou uma avaliação de usabilidade e funcionalidade do sistema proposto para prover a LaaS, a partir de três tipos de perfis: (i) alunos que nunca tiveram contato com Programação Orientada a Objetos (POO); (ii) alunos com conhecimento de POO; e finalmente, (iii) professores que ministram ou já ministraram disciplinas com conceitos de POO. Isso possibilitou comprovar o quanto a LaaS poderá contribuir para uma futuro promissor para a aprendizagem dentro da educação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2750
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7074_1.pdf7,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.