Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2727
Título: Concept backlog: mecanismo para automatizar a integração entre a concepção e a produção de jogos
Autor(es): Sette, João Paulo Fechine
Palavras-chave: Concept backlog;Integração;Produção;Jogos
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Paulo Fechine Sette, Joâo; Romero de Lemos Meira, Silvio. Concept backlog: mecanismo para automatizar a integração entre a concepção e a produção de jogos. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: No universo do entretenimento, os jogos digitais movimentam milhares de dólares todos os anos e, de fato, consistem num mercado promissor. No entanto, essa realidade no Brasil é bem diferente, tendo o país a parcela de 0,16% da renda mundial. Esta baixa representação do Brasil, no cenário mundial, indica que neste segmento, o país é pouco desenvolvido. Por outro lado, estatísticas recentes apontam o Brasil como mercado emergente, caracterizado pela população jovem e numerosa, pela estabilidade econômica e pela ascensão da classe média. Diante dessas evidências, para se ajustar ao difícil cenário instalado com pirataria, pouco incentivo e altas cargas tributárias e, galgando as possibilidades do mercado local, empresas focam-se no desenvolvimento de jogos de menor complexidade de produção. O presente estudo se desenvolve com base em duas considerações fundamentais: a primeira, assume que o processo de desenvolvimento de jogos digitais é composto por três fases distintas, sendo elas: briefing, concepção e produção; e a segunda, que entre as fases de concepção e produção há um universo pouco compreendido, que pode impactar no resultado do processo de desenvolvimento de jogos digitais, influenciando diretamente no percentual pouco representativo do Brasil. Sendo assim, o objetivo desta investigação foi responder como automatizar a integração entre as fases de concepção e produção de jogos; nesse norte, elencou-se e reestruturou-se as informações geradas na fase de concepção, propondo um mecanismo para melhor integrá-la com a fase de produção. Este mecanismo foi intitulado Concept Backlog e proporciona a importação das informações de conceito de jogo, em um software de desenvolvimento ágil, criando um fluxo estruturado entre a concepção e a produção. Por fim, a pesquisa almejou contribuir para o processo de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil, tomando como escopo o arranjo produtivo local de Pernambuco
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2727
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6833_1.pdf3,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.