Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2727
Title: Concept backlog: mecanismo para automatizar a integração entre a concepção e a produção de jogos
Authors: Sette, João Paulo Fechine
Keywords: Concept backlog; Integração; Produção; Jogos
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Paulo Fechine Sette, Joâo; Romero de Lemos Meira, Silvio. Concept backlog: mecanismo para automatizar a integração entre a concepção e a produção de jogos. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: No universo do entretenimento, os jogos digitais movimentam milhares de dólares todos os anos e, de fato, consistem num mercado promissor. No entanto, essa realidade no Brasil é bem diferente, tendo o país a parcela de 0,16% da renda mundial. Esta baixa representação do Brasil, no cenário mundial, indica que neste segmento, o país é pouco desenvolvido. Por outro lado, estatísticas recentes apontam o Brasil como mercado emergente, caracterizado pela população jovem e numerosa, pela estabilidade econômica e pela ascensão da classe média. Diante dessas evidências, para se ajustar ao difícil cenário instalado com pirataria, pouco incentivo e altas cargas tributárias e, galgando as possibilidades do mercado local, empresas focam-se no desenvolvimento de jogos de menor complexidade de produção. O presente estudo se desenvolve com base em duas considerações fundamentais: a primeira, assume que o processo de desenvolvimento de jogos digitais é composto por três fases distintas, sendo elas: briefing, concepção e produção; e a segunda, que entre as fases de concepção e produção há um universo pouco compreendido, que pode impactar no resultado do processo de desenvolvimento de jogos digitais, influenciando diretamente no percentual pouco representativo do Brasil. Sendo assim, o objetivo desta investigação foi responder como automatizar a integração entre as fases de concepção e produção de jogos; nesse norte, elencou-se e reestruturou-se as informações geradas na fase de concepção, propondo um mecanismo para melhor integrá-la com a fase de produção. Este mecanismo foi intitulado Concept Backlog e proporciona a importação das informações de conceito de jogo, em um software de desenvolvimento ágil, criando um fluxo estruturado entre a concepção e a produção. Por fim, a pesquisa almejou contribuir para o processo de desenvolvimento de jogos digitais no Brasil, tomando como escopo o arranjo produtivo local de Pernambuco
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2727
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo6833_1.pdf3.81 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.