Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2725
Título: Estudo de critérios para desenvolvimento de serviços interativos para TV digital de acordo com a abordagem baseada no usuário
Autor(es): ARAÚJO, Kleyber Dantas Torres de
Palavras-chave: TV digital; Ginga; NCL; Lua; Interatividade
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Dantas Torres de Araújo, Kleyber; André Guimarães Ferraz, Carlos. Estudo de critérios para desenvolvimento de serviços interativos para TV digital de acordo com a abordagem baseada no usuário. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Com a chegada da TV Digital na sociedade, uma nova perspectiva se abre para que sejam formulados novos conceitos de comunicação e interatividade. Os usuários passam a ser agora parte ativa do processo de comunicação,podendo interagir de forma espontânea ou estimulada. Com essas possibilidades, as emissoras podem criar conteúdos interativos que agreguem mais valor aos diversos gêneros televisivos e tornem a nova tecnologia mais atrativa e, consequentemente, criem novas regras de negócios para empresas. O objetivo deste estudo é identificar qual serviço interativo é mais adequado e um determinado gênero televisivo. Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa quantitativa e qualitativa de acordo com abordagem baseada no usuário, relacionando gêneros televisivos específicos com serviços interativos para TV-Digital sobre a plataforma Ginga, através de um estudo exploratório em desenvolvimento a partir das falas de setenta e sete telespectadores (n = 77) que aceitaram participar do estudo, em condições físicas e mentais para responderem os instrumentos. Em seguida, foi aplicado um questionário para a realização de uma análise sóciodemográfica e qualitativa das opiniões dos usuários sobre que tipo de serviço é mais atrativo.Os resultados apreendidos de uma entrevista semi-estruturada foram submetidos aos softwares SPSS 17.0 e Alceste 4.8 Foram apresentados e demonstrados três conteúdos de gêneros televisivos, acrescentados de componentes com serviços interativos desenvolvidos em NCL e Lua, para um universo de telespectadores da cidade de João Pessoa-PB. Os dados coletados e analisados foram interpretados subsidiados do referencial teórico pertinente e apresentados em tabelas, figuras, quadros e temas. Os dados da pesquisa de opinião são apresentados e os resultados são discutidos e analisados,sobre a ótica do usuário.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2725
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6831_1.pdf1,67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.