Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2705
Título: Simulação de relacionamentos sociais emergentes em grupos de atores sintéticos: o modelo BARIM
Autor(es): DOMINONI, Eduardo de Carvalho Guerra
Palavras-chave: Atores sintéticos; Interação social; Relacionamentos
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Carvalho Guerra Dominoni, Eduardo; Cabral de Azevedo Restelli Tedesco, Patrícia. Simulação de relacionamentos sociais emergentes em grupos de atores sintéticos: o modelo BARIM. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Atores sintéticos são agentes inteligentes concebidos para emular características tais como personalidade e emoções, de forma a exibirem, aos olhos de um observador humano, um comportamento credível. No caso de sua utilização em jogos, os atores sintéticos podem trazer um realismo comportamental para os NPCs (Non Player Characters), aumentando a imersão do jogador e conseqüentemente a qualidade da experiência transmitida. A maioria dos trabalhos sobre atores sintéticos foca seus estudos no desenvolvimento do ator como um indivíduo, dando prioridade ao modelo ou à características visuais. A literatura relata muito pouco interesse em considerar os aspectos sociais e de comportamento em grupo do ator, o que prejudica sua credibilidade, pois interagir coerentemente com outros atores é importante. Esse trabalho propõe um modelo de interações e relacionamentos para atores sintéticos que permita a simulação de certos fenômenos de grupo, tais como a emergência de liderança, utilizando-se para isso de atores sintéticos. Para tanto, o modelo utiliza como base estudos da psicologia de grupos, de relacionamentos sociais e de processos de interação. Isto permite que desenvolvedores de atores sintéticos que atuam em grupos tenham um ponto de partida e um modelo a ser seguido. O modelo foi validado com a ajuda de um simulador construído para tal fim, usando uma metáfora de ambiente de trabalho
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2705
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6560_1.pdf1,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.