Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2697
Título: Design de interfaces tangíveis para aprendizagem de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental
Autor(es): Pontual da Rocha Falcão, Taciana
Palavras-chave: Educação matemática;Interfaces tangíveis;Design centrado no usuário;Contexto
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Pontual da Rocha Falcão, Taciana; Sandro Gomes, Alex. Design de interfaces tangíveis para aprendizagem de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: A Matemática tem sido apontada como uma disciplina que contribui significativamente para elevação das taxas de retenção nas escolas brasileiras. Resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizado em 2003, mostram que há inúmeras dificuldades com a Educação Matemática no Brasil. Os materiais concretos, ou manipulativos, são recursos muito usados pelos professores do Ensino Fundamental como auxílio para ensinar conceitos matemáticos. Pesquisas indicam resultados positivos quando tais materiais são empregados adequadamente. No entanto, manipulativos possuem limitações e parecem não ser suficientes para superar as barreiras de compreensão que se repetem ao longo dos anos nas escolas. Um outro tipo de recurso que tem se tornado cada vez mais popular nas escolas são os computadores pessoais. Porém, ainda não existe um consenso nem uma prática estabelecida para o uso de computadores na Educação de forma efetiva para a aprendizagem. As interfaces tangíveis para a Educação representam uma alternativa ao uso dos computadores pessoais, propondo que computação seja embutida em objetos físicos para criar um novo tipo de recurso didático. Dessa forma, as interfaces tangíveis unem as vantagens da manipulação física às formas inovadoras de interação providas pela computação, enriquecendo assim a experiência de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é projetar uma interface tangível para auxiliar a aprendizagem de frações no Ensino Fundamental brasileiro. Para isso, propomos uma metodologia de design baseada em contexto, que leva em consideração aspectos sócio-culturais, aspectos práticos de sala de aula e aspectos de interação e de aprendizagem. O estudo do contexto de uso do futuro produto, realizado através de observações e entrevistas, nos permitiu elicitar requisitos dos usuários e requisitos técnicos do produto. Através de sessões de resolução de tarefas com os alunos, identificamos algumas necessidades relacionadas à aprendizagem de frações. Tais resultados nos levaram a propor uma interface tangível que acredtamos ser útil, viável e adequada à realidade das salas de aula e das crianças brasileiras
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2697
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6436_1.pdf1,87 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.