Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2691
Título: Análise de sistemas operacionais de tempo real
Autor(es): Luiz Souza Moreira, Anderson
Palavras-chave: Sistemas de tempo real;Sistemas operacionais de tempo Real;Benchmark
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Luiz Souza Moreira, Anderson; Vanderlei Cavalcante, Sérgio. Análise de sistemas operacionais de tempo real. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Sistemas críticos de tempo real estão se tornando cada vez mais utilizados. A grande complexidade na criação de aplicações para tempo real favorece o surgimento de novos recursos que facilitam ao projetista adequar tais sistemas às suas necessidades, entre eles os Sistemas Operacionais de Tempo Real (SOTR). Conseqüência disso é que a adoção dos SOTR têm aumentado significativamente, principalmente entre os que são baseados em Sistemas Operacionais de Propósito Geral (SOPG), mais precisamente os que são baseados em Linux. Existem também aqueles sistemas que foram desenvolvidos especificamente para o tratamento de tarefas temporais, sendo um dos mais famosos o VxWorks da Wind River como também o Windows CE da Microsoft. Contudo o SOTR é uma peça integrante em um sistema de tempo real. O presente trabalho tem como ideal facilitar o projetista de tempo real a escolher entre os diversos tipos de SOTR, entre eles o sistema proprietário da Microsoft, Windows CE e os sistemas de código aberto RTLinux e RTAI. Elementos chaves, como previsibilidade, tamanho, modularidade e adaptabilidade são verificados para ter o conhecimento necessário que auxilie o projetista no desenvolvimento de sistemas mais confiáveis. O resultado final será a verificação da real capacidade e maturidade de tais sistemas, auxiliando o projetista de tempo real na criação de aplicações. Também será analisado se os mesmos podem ter seus escalonadores modificados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2691
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6366_1.pdf894,63 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.