Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2684
Título: Estimativa de consumo de energia de c¶odigo ANSI-C para sis- temas embarcados: uma abordagem baseada em simula»c~ao estoc¶astica
Autor(es): Roncalli Novaes Pires Ribeiro, Angelo
Palavras-chave: Redes de Petri, estimativa de consumo de energia, metodologia de modelagem, m¶etodos formais, simula»c~ao de Redes de Petri Temporizadas e PNML.
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Roncalli Novaes Pires Ribeiro, Angelo; Romero Martins Maciel, Paulo. Estimativa de consumo de energia de c¶odigo ANSI-C para sis- temas embarcados: uma abordagem baseada em simula»c~ao estoc¶astica. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Sistema Embarcado ¶e um sistema computacional projetado para uma fun»c~ao dedicada. Geralmente, este sistema executa uma tarefa espec¶³¯ca dentre um conjunto maior de tarefas, e possui particularidades tanto de hardware quanto de software. Os Sistemas Embarcados est~ao presentes no cotidiano sob diferentes formas e com diferentes objetivos. Geralmente possuem uma s¶erie de restri»c~oes, tais como: dimens~oes das mem¶orias, fonte de energia, baixa velocidade de processamento, dentre outras. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo em Redes de Petri de desem- penho e energias para c¶odigos ANSI-C, considerando um processador de uma plataforma embarcada espec¶³¯ca, com o objetivo de estimar o consumo de energia. A linguagem ANSI-C, como c¶odigo de Sistemas Embarcados, foi escolhida por ser uma das mais utilizadas no desenvolvimento destes sistemas. Redes de Petri Temporizadas permitem a modelagem e especi¯ca»c~ao de sistemas paralelos e distribu¶³dos e, ao mesmo tempo, prov^eem o formalismo matem¶atico necess¶ario para uma avalia»c~ao de desempenho. Neste trabalho, o modelo Redes de Petri Temporizada ¶e anotado com informa»c~ao de consumo de energia, o que originou a Power Petri Net. Este trabalho contribui tamb¶em com a implementa»c~ao de um simulador estoc¶astico para avalia»c~ao de desempenho e de um ambiente computacional no qual s~ao realizadas as estimativas. Esse ambiente ¶e formado pelo tradutor de c¶odigo ANSI-C para Redes de Petri no formato PNML [1], padr~ao XML para descri»c~ao de Redes de Petri, simulador estoc¶astico e extens~ao do ambiente EzPetri [2]. Como o modelo apresentado, b¶asico, pode ser estendido em outros trabalhos ¶e caracterizada a forma»c~ao de um framework. Para valida»c~ao do m¶etodo proposto, foi utilizado um c¶odigo de avalia»c~ao, benchmark, PowerStone [3] desenvolvido para explorar o sistema sob diferentes aspectos de consumo de energia
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2684
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6285_1.pdf1,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.