Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2677
Título: ICARE: um sistema de recomendação de especialistas sensível a contexto
Autor(es): PETRY, Helô
Palavras-chave: Computação sensível a contexto; Sistemas de recomendação; Colaboração informal; Colaboração contextual
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Petry, Helô; Carolina Brandão Salgado, Ana. ICARE: um sistema de recomendação de especialistas sensível a contexto. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Freqüentemente, pessoas precisam, para realização de sua tarefa, de determinado conhecimento que só pode ser obtido através de experiência e prática, que elas podem não possuir. Elas podem economizar tempo e esforço se puderem interagir, informalmente, com outras pessoas que já possuam esse conhecimento. A colaboração informal facilita a troca de experiências e permite o reuso de conhecimento entre os indivíduos. Sistemas de Recomendação de Especialistas (SRE) podem ser usados para promover a colaboração informal através da identificação de especialistas que possam ajudar indivíduos na realização de suas tarefas. No entanto, os SRE existentes são centrados no especialista, em vez do usuário, e não levam em consideração o contexto dos envolvidos na recomendação. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um SRE que utiliza o contexto do usuário e do especialista para fazer recomendações mais ajustadas às necessidades do primeiro e, dessa maneira, facilitar a colaboração informal: o ICARE (Intelligent Context Awareness for Recommending Experts). Para tanto, é preciso entender o contexto das pessoas e como determinar as suas especialidades, definir as informações contextuais que devem ser consideradas e um processo de aquisição das especialidades e, finalmente, definir uma heurística de classificação dos especialistas a recomendar de acordo com o contexto de especialista e usuário. As principais contribuições deste trabalho são a inserção de sensibilidade a contexto no processo de recomendação de especialistas, uma ausência identificada nos sistemas existentes, e o desenvolvimento de um SRE sensível ao contexto. No experimento realizado, a sensibilidade a contexto do ICARE foi aprovada e os resultados gerados pelas recomendações realizadas foram bem avaliados pelos participantes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2677
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6092_1.pdf1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.