Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2675
Título: Uma metodologia de predição estatística de projetos baseada em simulação
Autor(es): Moreira de Souza, Mariane
Palavras-chave: Simulação;Processo de software;Predição;Gerência de projetos;Métodos estatísticos
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Moreira de Souza, Mariane; Marcos Lins de Vasconcelos, Alexandre. Uma metodologia de predição estatística de projetos baseada em simulação. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Muito se tem discutido sobre os problemas enfrentados pela indústria de software, os quais podem estar levando a mesma à estagnação. De acordo com pesquisas realizadas na área, além da baixa qualidade dos produtos, e produtividade não condizente com a demanda, a imprecisão de estimativas é um dos problemas cruciais enfrentados pela indústria de software. O atraso na entrega de projetos e a extrapolação de custos são conseqüências diretas da baixa qualidade das estimativas definidas. Em muitos casos, quando não colaboram para o fracasso total de um projeto, a imprecisão de estimativas pode causar prejuízos à organização contratada, tais como a insatisfação de seus clientes e o pagamento de multas de contrato. Desta forma, é importante que sejam fornecidos meios, para que a organização possa predizer, com maior confiabilidade, as chances de um projeto futuro alcançar seus objetivos, dentro do prazo e custo definidos, facilitando, assim, o planejamento e a negociação com o cliente. Neste sentido, esta dissertação apresenta, como principal contribuição, uma metodologia de predição de prazo de projetos, que utiliza simulação e métodos estatísticos. A metodologia tem como objetivo aumentar a qualidade do processo de estimativas das organizações, utilizando, para isso, informações de execuções passadas de projetos e características da equipe atual de desenvolvimento. Tais informações servem de base para a predição de um intervalo, ao qual, na prática, o término do projeto em análise terá chances de pertencer. Os resultados de um estudo de caso, realizado em uma empresa de desenvolvimento de software, ao final da pesquisa, sugerem a capacidade da metodologia definida neste trabalho
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2675
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6039_1.pdf1,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.