Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2674
Title: Ambiente colaborativo de aprendizagem baseado em medidas, em tempo real, de grandezas físicas para o ensino de conceitos físicos
Authors: Cláudia Barbosa Costa, Maria
Keywords: CSCL; Design centrado no usuário; Coleta de dados em tempo real; Ensino de conceitos físicos
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Cláudia Barbosa Costa, Maria; Sandro Gomes, Alex. Ambiente colaborativo de aprendizagem baseado em medidas, em tempo real, de grandezas físicas para o ensino de conceitos físicos. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: As formas tradicionais de ensino caracterizam-se pelo aprendizado isolado. No contexto da atual sociedade, essa metodologia tem provocado uma ineficiente forma de aquisição de conhecimentos. É vasta a literatura que reconhece necessidades de mudanças na forma pela qual acontece atualmente com o ensino de Física no Brasil e nos demais Países, tanto no nível médio como no superior. De modo particular, no Brasil tais mudanças deveriam começar por reformas curriculares. Estudos demonstram um maior aproveitamento no aprendizado de conceitos Físicos ao incluir ambientes CSCL (Computer Supported Collaborative Learning) em suas metodologias de ensino. Existem várias propostas comprovadamente úteis para promover melhorias na qualidade do ensino/aprendizagem em cursos de Licenciatura em Física, no entanto, na maioria dos casos, seus custos para aquisição não correspondem com a realidade econômica da grande maioria das instituições educacionais brasileiras. O objetivo do presente trabalho é conceber uma interface de ambiente colaborativo síncrono, do tipo Mirroring Systems, que permita a realização de experimentos com coleta de dados em tempo real sobre grandezas Físicas pela Internet. A metodologia de design utilizada para desenvolvimento deste trabalho é centrada nas tarefas do usuário, acompanhada da análise de competidores considerados potenciais, prototipagem rápida, além de design participativo, entrevistas e observações. Almeja-se que através desta proposta de aprendizado alunos de licenciatura em Física, localizados em cidades distantes de grandes centros urbanos, possam ter acesso a uma prática de ensino através de discussões feitas com professores de grandes centros universitários. Como resultado deste trabalho, disponibilizamos uma versão funcional de um ambiente colaborativo síncrono de aprendizagem capaz de coletar dados em tempo real para a realização de dois experimentos Físicos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2674
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo6038_1.pdf8.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.