Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26643

Share on

Title: Cozinhando competências: explorando os efeitos de instruções e aplicativos culinários através da avaliação de usuários
Authors: ROAZZI, Bruna Monteiro
Keywords: Design da informação; Instruções procedimentais; Aplicativos culinários; Confiança; Avaliação de usuários
Issue Date: 29-Jan-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação apresenta uma pesquisa exploratória sobre a composição de conteúdos instrutivos em softwares voltados para a prática culinária, visando explorar seus efeitos através da avaliação de usuários. Para isso, foram revisados estudos da literatura sobre os efeitos decorrentes de uso de diferentes mensagens instrutivas e aplicativos culinários com diferentes abordagens de apresentação. Como etapa seguinte, um estudo piloto examinou a opinião de seis avaliadores sobre três aplicativos instrutivos culinários, e como resultado identificou tópicos de interesse e um ranking de preferência. O estudo principal foi formado por um exercício de uso e avaliação através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, contou com quarenta participantes com reduzida experiência culinária, divididos em dois grupos que interagiram com dois apps (com propostas distintas) apresentando receitas similares. Verificou-se uma preferência pela informação segmentada, divergências na percepção das receitas dependendo da forma de apresentação, além de uma série de diferenças por gênero, experiência culinária e grau de confiança. Uma preferência significativa não foi observada por um dos softwares, mas estes geraram sentimentos e impressões variadas nos usuários, como diferenças sutis na confiança relatada pelos mesmos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26643
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Bruna Monteiro Roazzi.pdf3,87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons