Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26575

Comparte esta pagina

Título : Imagens da polícia: objetivos e sentidos da projeção da imagem institucional das polícias ostensivas em Recife e Madri
Autor : SILVA, Jacqueline Carvalho da
Palabras clave : Sociologia; Polícias; Polícias - Atitudes; Relações policiais - Comunidade; Polícia - Brasil; Polícia - Espanha
Fecha de publicación : 31-mar-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A presente aborda as imagens das polícias, entendidas a partir do Interacionismo simbólico, especificamente das noções de representação em Erving Goffman, pensadas para as organizações policiais a partir de Peter Manning. Assumimos que assim como nas interações face a face entre atores sociais, as organizações executam também performances buscando apresentar aos seus públicos uma imagem positiva e coerente. Como objeto de pesquisa foram escolhidas duas organizações policiais que servem como casos para comparação por contraste de contextos, onde cada caso é considerado dentro da complexidade socio-histórica em que se insere, lançando luz um sobre o outro por meio de suas realidades discrepantes. Assim, o objetivo desta investigação se centra em identificar comparativamente os mecanismos de projeção da imagem oficial desde as polícias ostensivas do Recife (PMPE) e de Madri (PMM) para os seus públicos, através dos seus departamentos de comunicação social. Os espaços de projeção direta da imagem organizacional aos seus públicos externos, sem a mediação dos meios de comunicação social, surgem com as novas mídias, nomeadamente nos sites e redes sociais oficiais das corporações, que constituem o corpus online da pesquisa. Também foi necessário realizar entrevistas semiestruturadas com membros dos departamentos de comunicação das polícias aqui analisadas para compreender melhor os objetivos e sentidos do conteúdo presente nesses espaços de comunicação online. Trata-se de um estudo fundamentalmente qualitativo e o método utilizado foi a análise de conteúdo temática tanto no corpus online quanto nas entrevistas, o que nos permitiu identificar os enfoques e enquadramentos utilizados para apresentar as organizações através das novas mídias e as estratégias de projeção e negociação de imagem dos órgãos de comunicação das polícias ostensivas do Recife e de Madri. Os resultados apontam para discrepâncias nas performances institucionais das organizações comparadas, marcadas pelo contexto socio-histórico em que estão inseridas, e nos ajudam a compreender melhor a relação mídia, polícia e novas mídias.
Descripción : RATTON JÚNIOR, José Luiz de Amorim, também é conhecido em citações bibliográficas por: RATTON, José Luiz
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26575
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Jacqueline Carvalho da Silva .pdf2,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons