Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2656
Título: Modelo de boas práticas de gestão do conhecimento
Autor(es): Henrique Bacelar Paiva, Eduardo
Palavras-chave: Modelos;Ferramentas Tecnológicas;Gestão;Conhecimento
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Henrique Bacelar Paiva, Eduardo; Costa de Barros Carvalho Filho, Edson. Modelo de boas práticas de gestão do conhecimento. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Em um mundo cada vez mais cercado de informação, a tecnologia possui o principal papel transformador da sociedade atual, transformando a maneira das pessoas se comunicarem e interagirem. Neste âmbito a gestão do conhecimento surge como uma forma de gerenciar todo o ambiente das informações compreendidas entre o meio sócio cultural das pessoas, ferramentas e as empresas, buscando alinhar as expectativas trazidas por cada um e principalmente gerar valor agregado. A questão principal da gestão do conhecimento e como podemos usá-la para que as instituições preservem as informações através dos tempos. Em resposta a essa pergunta cada vez mais empresas estão investindo em modelos de gestão focados na retenção de dados, não só reter o conhecimento das pessoas que estão de maneira abstrata, mas também tentando organizá-las através de metodologias de reconhecimento, extração e manutenção dos dados, tudo isso com a ajuda de ferramentas tecnológicas. Como no conhecimento, muitos destes modelos são abstratos, dispersos em modelos de implantação de software ou de projetos. O presente trabalho visa apresentar um modelo de gestão do conhecimento simples, objetivo e de fácil entendimento, onde através de alguns passos básicos essenciais, mostra como identificar, documentar e manter a informação dentro das empresas. Em todas as etapas mostradas são sugeridas ferramentas tecnológicas que auxiliam os gestores a organizarem seus dados de forma correta. O modelo apresentado junta ideias e as boas práticas advindas de modelos de gerenciamento de projetos com modelos de implantação de software, bem como observações próprias em empresas do grande Recife. Vê-se assim que a gestão do conhecimento se faz não somente com modelos de gestão ou ferramentas tecnológicas, mas sim o conjunto de atividades de gestão onde aplicamos técnicas de reconhecimento e extração de informações através da aproximação e o reconhecimento de pessoas, onde a contribuição da tecnologia se dá principalmente pela forma otimizada e organizada da guarda e leitura das informações
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2656
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5811_1.pdf2,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.