Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2650
Título: Mecanismos de suporte a modelagem e análise de comunicação em plataformas multiprocessadoras
Autor(es): ESMERALDO, Guilherme Álvaro Rodrigues Maia
Palavras-chave: Análise de comunicação; Modelos de simulação; Barramento; MPSoC
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Álvaro Rodrigues Maia Esmeraldo, Guilherme; Natividade da Silva Barros, Edna. Mecanismos de suporte a modelagem e análise de comunicação em plataformas multiprocessadoras. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: A demanda por novas aplicações e o desenvolvimento das tecnologias de integração de circuitos integrados deram origem aos Multi-Processors Systems-on-Chip (MPSoC). MPSoC é um circuito integrado complexo, composto de microprocessadores, barramentos, memórias, interfaces com periféricos, etc. Por sua variedade e quantidade de componentes, a estrutura de comunicação é um fator limitante no desempenho da aplicação e no consumo de energia de uma plataforma MPSoC. Assim, foram criadas técnicas para explorar o espaço de opções de projeto para tentar customizar a arquitetura de comunicação para uma aplicação. Porém, muitas destas técnicas ou são bastante imprecisas, pois fazem estimativas estáticas, descartando efeitos dinâmicos da arquitetura, como contenção de barramento, ou são bastante lentas, pois têm que simular cada configuração de arquitetura para uma dada aplicação O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de mecanismo para modelagem e de captura do custo de comunicação em modelos de simulação de plataformas multiprocessadoras. Este mecanismo tem como objetivo disponibilizar ao projetista métricas para análise e comparação, visando reduzir o tempo na exploração do espaço de alternativas no projeto. Para tanto foi proposto um modelo de implementação de barramentos, em SystemC, que além de fornecer uma API que uniformiza e modulariza a estrutura dos barramentos, simplifica a integração dos módulos monitores. Tais módulos permitem a captura de informações detalhadas da comunicação durante a simulação de forma a orientar o projetista na escolha da melhor arquitetura de comunicação
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2650
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5763_1.pdf5,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.