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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26477

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Título: Transtornos mentais comuns e bem-estar subjetivo em estudantes de medicina: uma intervenção preventiva baseada na psicologia positiva
Autor(es): TAVARES, Leonardo Machado
Palavras-chave: Felicidade; Depressão; Transtornos de ansiedade; Estudantes de medicina; Psiquiatria preventiva
Data do documento: 3-Ago-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: INTRODUÇÃO: Apesar da prevalência de transtornos mentais comuns em estudantes de medicina ser globalmente alta, a busca por ajuda profissional é baixa. Por isso, têm sido pensadas maneiras de diminuir o estresse emocional desta população. OBJETIVOS: Por intermédio de um estudo preliminar, mensurar escores de bem-estar subjetivo (BES) dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Posteriormente, por meio de um estudo de intervenção, utilizar técnicas da psicologia positiva com o objetivo de aumentar BES e diminuir sintomas de transtornos mentais comuns em uma amostra desta população. MÉTODOS: O estudo preliminar foi observacional, transversal e analítico. Os dados foram coletados por meio de um questionário autoaplicável. O estudo de intervenção (longitudinal prospectivo) foi composto por dois grupos: grupo intervenção (n=34) e grupo controle (n=31). Durante sete semanas, o grupo intervenção teve suas aulas do eixo humanístico transformadas em um treinamento emocional baseado na psicologia positiva. O grupo controle recebeu aulas convencionais de psicologia médica. RESULTADOS: Participaram do estudo preliminar 423 alunos (74,6% dos alunos matriculados nos quatro primeiros anos do curso). Os estudantes de medicina avaliados apresentaram níveis médios de satisfação com a vida, níveis abaixo da média de emoções positivas e níveis elevados de preocupação. Com relação ao estudo de intervenção, o grupo que recebeu a intervenção de sete semanas baseada na psicologia positiva apresentou aumento significativo de emoções positivas e de satisfação com a vida, bem como redução de sintomas psiquiátricos, mesmo sem haver diminuição na escala de emoções negativas (comparação intra-grupo e entre os grupos). CONCLUSÃO: Os estudantes de medicina avaliados apresentaram níveis médios de satisfação com a vida, níveis abaixo da média de emoções positivas e níveis elevados de ansiedade (preocupação). Esses dados sinalizaram a necessidade de se criar um programa de intervenção preventiva nos estudantes de medicina. O treinamento emocional criado e analisado nesta tese foi eficaz em aumentar a satisfação com a vida e as emoções positivas e em diminuir sintomas psiquiátricos em uma amostra de estudantes de medicina da UFPE.
Descrição: TAVARES, Leonardo Machado, também é conhecido em citações bibliográficas por: MACHADO, Leonardo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26477
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

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