Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2646
Título: Smart chat group : ferramenta ciente de contexto para formaçao de grupos
Autor(es): FELIX, Zildomar Carlos
Palavras-chave: Aplicações ciente de contexto;Formação de grupos;Aprendizagem colaborativa
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Carlos Felix, Zildomar; Cabral de Azevedo Restelli Tedesco, Patrícia. Smart chat group : ferramenta ciente de contexto para formaçao de grupos. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Com a evolução tecnológica que vivemos, as maneiras de formar e qualificar as pessoas vêm se modificando, e diferem dos moldes tradicionais de ensino. O processo de ensino e aprendizagem ultrapassa as barreiras das escolas, universidades e centros de qualificação profissional. Neste novo paradigma, a educação a distância passa a ser uma modalidade de ensino cada vez mais presente nos lares e ambientes de trabalho. Dentro dessa nova realidade está o Ensino Colaborativo Auxiliado por Computador (do inglês CSCL - Computer Supported Collaborative Learning), um paradigma que pressupõe que alunos trabalhem em grupos, compartilhando conhecimento e ajudando uns aos outros na resolução de dúvidas e problemas que são comuns no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, a tarefa de formar e acompanhar os grupos em ferramentas CSCL não é trivial. Existe uma quantidade muito grande de variáveis (tamanho, diversidade de conhecimento, tarefa, etc) que, não só influenciam na composição, mas também no comportamento desses grupos. Deste modo, o objetivo principal deste trabalho foi investigar técnicas para o desenvolvimento de uma ferramenta que possibilitasse o acompanhamento, a sugestão e a formação automática de pequenos grupos de aprendizagem baseados em informações de contexto dos usuários. Para isso, foi desenvolvida a Smart Chat Group, esta ferramenta é uma extensão da Smart Chat (Siebra et al., 2004), e usa uma sociedade de agentes inteligentes para fazer acompanhamento, sugestão e formação automática de pequenos grupos sociais de aprendizagem. Após a implementação da Smart Chat Group, foi realizado um experimento cujos resultados obtidos foram animadores, o que nos motiva a intensificar os estudos na área de formação de grupos em ambientes CSCL
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2646
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5702_1.pdf1,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.