Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2641
Título: Specification, design and implementation of a reuse repository
Autor(es): BURÉGIO, Vanilson André de Arruda
Palavras-chave: Repositório de reuso; Componentes de software; Reuso de software
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: André de Arruda Burégio, Vanilson; Romero de Lemos Meira, Silvio. Specification, design and implementation of a reuse repository. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: A disciplina de Reuso de Software tem crescido em importância, tornando-se uma ferramenta estratégica para empresas que almejam um aumento de produtividade, a obtenção de baixos custos e a alta qualidade dos seus produtos. Porém, antes de obtermos as vantagens inerentes ao reuso, é preciso termos mecanismos hábeis a fim de facilitar o armazenamento, a busca, a recuperação e o gerenciamento dos artefatos reusáveis. Nesse contexto, encaixa-se a idéia de repositórios de reuso. Um repositório de reuso pode ser entendido como uma base preparada para o armazenamento e a recuperação de componentes. O mesmo pode ser visto também, como um grande facilitador, que atua como suporte aos engenheiros de software e outros usuários no processo de desenvolvimento de software para e com reuso. Na literatura, existem diversos trabalhos que exploram repositórios de reuso, porém, o foco desses trabalhos está, quase sempre, voltado a questões de busca e recuperação de componentes e, muitas vezes, aspectos importantes de repositórios de reuso não são explorados adequadamente, como, por exemplo, o uso destes como ferramenta para auxiliar gerentes no monitoramento e controle do reuso em uma organização. Por outro lado, algumas questões levantadas por empresas que desejam construir um repositório de reuso continuam mal respondidas. Tais questões geralmente incluem: Que papéis um repositório deve desempenhar no contexto de reutilização? Quais são os principais requisitos de um repositório de reuso? Quais as alternativas práticas existentes? Como um repositório de reuso pode ser projetado? Motivado por essas questões, esta dissertação apresenta a especificação, o projeto e a implementação de um repositório de reuso baseado na análise das soluções existentes e em uma experiência prática de construção de um ambiente de reuso para fábricas de software. Adicionalmente, são discutidos os resultados obtidos, os problemas encontrados, e as direções futuras para pesquisa e o desenvolvimento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2641
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5652_1.pdf2,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.