Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26316

Share on

Title: Análise da influência da segurança pública na escolha do uso do carro como modo de transporte pela população da Região Metropolitana do Recife
Authors: SANTOS, Pâmmela Roberta Gonçalves dos
Keywords: Engenharia Civil; Segurança pública; Uso do carro; Região Metropolitana do Recife; Processo hierárquico analítico; Políticas púlicas de segurança
Issue Date: 2-Jun-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a influência da segurança pública na escolha do uso do carro como modo de transporte pela população da Região Metropolitana do Recife (RMR). O estudo se baseia na hipótese de que a segurança pública é o maior motivador ao uso do automóvel. A análise é realizada mediante estudos da literatura, em que são identificados critérios motivacionais ao uso do automóvel privativo como modo de transporte. Também são identificadas medidas e experiências de políticas públicas nacionais e internacionais que incentivam ou inibam a utilização do carro particular. A região de estudo é caracterizada socioeconomicamente, em termos de mobilidade urbana e aponta os índices de criminalidade. Este trabalho também estuda o problema da segurança pública no Brasil e na RMR, fazendo análises da influência desses problemas na mobilidade urbana da RMR. Para tal, foram realizadas entrevistas de campo, aplicadas na região de estudo, onde procurou-se avaliar critérios motivacionais ao uso do carro. Dentre os critérios na literatura, destacaram-se nesse estudo: tempo, conforto, segurança pública, status social e facilidade de acesso, nos quais foram considerados na elaboração do questionário aplicado na RMR. A pesquisa busca fazer comparação par a par entre os critérios, através do método Processo Hierárquico Analítico (do inglês, Analytic Hierarchy Process – AHP). Os resultados das pesquisas confirmam a hipótese deste estudo, apontando que a segurança pública, dentre os critérios avaliados, tem maior grau de importância como fator motivacional ao uso do carro. Ao fim, são sugeridas medidas de políticas públicas de segurança a serem aplicadas na região de estudo, que podem trazer melhorias na sensação de segurança nas ruas e nos sistemas de transportes da RMR e como consequência, reduzir a necessidade do uso do carro atrelada a segurança, afetando diretamente na mobilidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26316
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Pâmmela Roberta Gonçalves dos Santos.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons