Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2631
Título: Um mecanismo de classificação cooperativa para busca e recuperação de componentes de software
Autor(es): Vanderlei, Taciana Amorim
Palavras-chave: Classificação cooperativa; Mechanismo de busca; Folksonomia
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Amorim Vanderlei, Taciana; Romero de Lemos Meira, Silvio. Um mecanismo de classificação cooperativa para busca e recuperação de componentes de software. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: O reuso de software é uma área de pesquisa em engenharia de software que tem por objetivo prover melhorias significantes na produtividade e qualidade através da otimização do esforço para criar novas aplicações. Porém, existem muitos problemas que devem ser resolvidos para obter os benefícios inerentes ao reuso. Um deles é o problema da busca e recuperação de componentes. Segundo relatos da literatura, a principal dificuldade é encontrar o componente que atenda à solução do problema do desenvolvedor, haja vista que existe uma lacuna entre a formulação do problema e a descrição do componente no repositório. Além disso, estudos mostram que os mecanismos de busca devem estar focados em formas mais intuitivas de classificar os componentes a um baixo custo e serem baseados em informações familiares ao desenvolvedor. Assim, diferentes técnicas devem ser utilizadas para tratar dos inconvenientes mencionados, dentre elas, a folksonomia, uma abordagem colaborativa para categorizar informações na Web pelos usuários. Essa abordagem pode ser uma solução viável para um sistema de classificação distribuída com um baixo custo inicial. Nesse contexto, com o objetivo de minimizar os problemas de busca e recuperação apresentados, este trabalho propõe uma extensão do MARACATU, mecanismo de busca integrado ao Eclipse, que utiliza esquemas de busca por palavras-chave e facetas, com uma abordagem de classificação colaborativa. A solução proposta é baseada nos resultados das pesquisas em busca e recuperação de componentes e folksonomia. Como resultado, a solução apresenta uma nova arquitetura e implementação, combinando folksonomia aos esquemas de busca iniciais do MARACATU. Em seguida, a solução é avaliada através de um estudo de caso baseado em cinco projetos reais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2631
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5569_1.pdf1,89 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.