Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26308

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorREHN, Vitorina Nerivânia Covello-
dc.contributor.authorSANTOS, Vanessa Nunes dos-
dc.date.accessioned2018-09-06T14:36:13Z-
dc.date.available2018-09-06T14:36:13Z-
dc.date.issued2018-09-06-
dc.date.submitted2018-07-02-
dc.identifier.citationSANTOS, V. N.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26308-
dc.description.abstractA Leishmaniose Tegumentar é uma doença de caráter infeccioso, tendo como agente etiológico espécies de protozoários do gênero Leishmania podendo acometer o homem e outros animais causando lesões na pele e nas mucosas, esta parasitose apresenta grande distribuição com números expressivos de casos por todo país, se configurando como um caso de saúde pública. Diante deste cenário faz-se necessário que os espaços de compartilhamento de informações como a escola, trabalhem estes temas de forma clara e objetiva visando trazer o aluno para a realidade em questão relacionada a esta parasitose. A pesquisa teve como objetivo confeccionar um modelo didático para o ensino da leishmaniose tegumentar fazendo o uso do origami como componente deste modelo e com auxilio do conteúdo da paleoparasitologia que é uma ciência que investiga e analisa parasitas encontrados em materiais antigos e permite conhecer outros povos que conviveram com esta doença. O percurso metodológico se deu no desenvolvimento de um capítulo de um livro interativo elaborado de forma bastante didática e lúdica e traz características da doença no presente e no passado. A análise dos livros didáticos nos mostrou um déficit na abordagem sobre o conteúdo da leishmaniose tegumentar em sala de aula, mostrando a pertinência para criação de novas estratégias de ensino que visem á complementação destes conteúdos, os recursos didáticos se inserem neste contexto e se apresenta como uma ferramenta eficaz no processo de ensino aprendizagem fazendo com que o aluno interaja diretamente através do modelo didático com o tema proposto.pt_BR
dc.format.extent54 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeishmaniose Tegumentarpt_BR
dc.subjectCiência - Ensinopt_BR
dc.subjectMateriais de Ensinopt_BR
dc.titleRecurso didático sobre a leishmaniose tegumentar na perspectiva da paleoparasitologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Claudinelly Yara Braz dos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6063786391839030pt_BR
dc.description.abstractxCutaneous Leishmaniasis is a disease of infectious character, having as etiological agent species of protozoa of the genus Leishmania that can affect man and other animals causing lesions in the skin and mucous membranes, this parasitosis presents great distribution with expressive numbers of cases throughout the country, if configuring it as a public health case. In view of this scenario it is necessary that information sharing spaces such as the school work these themes in a clear and objective way to bring the student to the reality in question related to this parasitosis. The aim of the research was to create a didactic model for the teaching of tegumentary leishmaniasis using origami as a component of this model and with the help of the paleoparasitology content that is a science that investigates and analyzes parasites found in ancient materials and allows knowing other peoples who lived with this disease. The methodological course was given in the development of a chapter of an interactive book elaborated in a very didactic and playful way and brings characteristics of the disease in the present and in the past. The analysis of textbooks showed a deficit in the approach to the content of cutaneous leishmaniasis in the classroom, showing the pertinence for the creation of new teaching strategies aimed at complementing these contents, the didactic resources are inserted in this context and presented as an effective tool in the process of teaching learning causing the student to interact directly through the didactic model with the proposed theme.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1914357781623111pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, VANESSA NUNES DOS.pdf9,97 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons