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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26307

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorSOUZA, Maria Emanuelle Tenório Ayres de-
dc.date.accessioned2018-09-06T14:28:57Z-
dc.date.available2018-09-06T14:28:57Z-
dc.date.issued2018-09-06-
dc.date.submitted2018-06-14-
dc.identifier.citationSOUZA, M. E. T. A.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26307-
dc.description.abstractA educação é um processo que prepara o indivíduo para a vida em sociedade e a educação não formal e a informal servem de complemento para o desenvolvimento e aprendizagem. Os museus de ciências vêm tomando um importante papel na área de divulgação científica. O presente estudo procurou descrever as atividades pedagógicas que realizadas no Museu de Oceanografia da UFPE e a partir disso, propor novas possibilidades de exploração pedagógica do ambiente. A metodologia foi estruturada a partir de princípios qualitativos, considerando como base para a obtenção dos dados entrevistas, análise documental e observação direta. O conjunto de informações levantadas possibilitaram traçar um perfil das atividades e dimensionar e propor novas ações. Inicialmente, entrevistamos os 5 (cinco) mediadores mais ativos durante as visitações, posteriormente, as falas dos sujeitos foram divididas em 4 (quatro) categorias: museu como espaço não formal, atividades desenvolvidas, dinâmica das atividades e impressões dos mediadores. Para análise do conteúdo adotamos o método de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados permitiram a compreensão da dinâmica das atividades que já são desenvolvidas no museu. Sugerimos conjuntos de novas alternativas pedagógicas a serem desenvolvidas no museu, envolvendo produção de vídeos, atividades com materiais biológicos e jogos didáticos, visando a ampliação da relação museu e educação básica.pt_BR
dc.format.extent47 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectAtividade Pedagógicapt_BR
dc.titleEnsino de Biologia em espaços educativos não formais: Análise descritiva e proposição de ações pedagógicas no Museu de Oceanografia da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767266T5pt_BR
dc.description.abstractxEducation is a process that prepares the individual for life in society. Both formal and informal education serve as complements to the individual’s development and learning. Science museums have been playing an important role in the promotion of science. The present study focused on describing the current pedagogical activities developed at the Oceanography Museum of Pernambuco’s Federal University (UFPE); and aimed to propose other pedagogical possibilities for the museum. Qualitative principles served as the starting point for the methodology, with a series of interviews, document analysis and direct observation serving as the tools for data collection. The information gathered enabled the process of profiling the activities, sizing and proposing new activities. Initially, we interviewed the five mediators most active during the visits. The subjects’ speeches were then divided into four categories: museum as a non-formal space, developed activities, activities’ dynamics and the mediators’ impressions. For content analysis, we adopted Bardin’s content analysis method. The results allowed the understanding of the dynamics of the activities currently developed at the museum. We suggested a set of new pedagogical alternatives to be developed at the museum, including the production of video content, activities with biological material and educational games, with the goal of increasing the link between the museum and basic education.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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