Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26304
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | REHN, Vitorina Nerivânia Covello | - |
dc.contributor.author | SILVA, Wanderson da | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-06T13:23:07Z | - |
dc.date.available | 2018-09-06T13:23:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-06 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, W. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26304 | - |
dc.description.abstract | O trabalho consiste no desenvolvimento de um recurso didático lúdico para auxiliar no ensino da Esquistossomose Mansoni na perspectiva da paleoparasitologia, ciência que rastreia os parasitos em múmias e em materiais arqueológicos e paleontológicos. Livros texto de Ciências do sétimo ano e artigos científicos serviram como fundamentação teórica para o desenvolvimento do recurso. O recurso didático é um capítulo de livro desmontável composto por três páginas distintas contendo desenhos gráficos impressos em lona de vinil com dimensões A1 (500mm x 660mm). A primeira página introduz o tema, estimula a troca de saberes e serve de diagnóstico quanto a compreensão do tema que foi abordado anteriormente em sala de aula. Na segunda página o desenho gráfico mais os origamis, construídos a partir de gabaritos, constituem o ambiente remoto (Egito a 1000 anos a.c). Nesse momento é possível conhecer quão antiga é a doença e os fatores que contribuíram para a disseminação e sobrevivência do parasito e de seu hospedeiro ao longo do tempo. A última página contém um desenho do ciclo de vida do parasito, dá ênfase ao habitat do caramujo e a transformação que a cercaria precisa sofrer para sobreviver nos vasos sanguíneos até atingir o sistema porta hepático onde se transforma no verme adulto. O recurso ainda acompanha um manual para o professor, com informações detalhadas e sugestões de uso, e os gabaritos para a confecção de cada tipo de origami. O formato do capítulo do livro favorece o trabalho em equipe, é durável e de baixo custo, lúdico e pode ser utilizado por outros profissionais da escola. | pt_BR |
dc.format.extent | 47 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Esquistossomose Mansoni | pt_BR |
dc.subject | Origami | pt_BR |
dc.title | Recurso Didático sobre a Esquistossomose Mansoni na Perspectiva da Paleoparasitologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Claudinelly Yara Braz dos | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6063786391839030 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study consists in the development of a recreational teaching resource to aid in the teaching of Schistosomiasis mansoni from the perspective of paleoparasitology, a science that traces parasites in mummies and archaeological and paleontological materials. Textbooks of seventh year science and scientific articles served as theoretical foundation for the development of the resource. The teaching resource is a collapsible book chapter consists of three separate pages containing printed graphic designs on vinyl canvas with dimensions A1 (500mm x 660mm). The first page introduces the topic, encourages the exchange of knowledge and serves as a diagnosis and understanding of the topic that was discussed earlier in the classroom. In the second page the graphic design plus the origami, built from templates, constitute the remote environment (Egypt 1000 years). In this moment it is possible to know how old is the disease and the factors that contributed to the spread and survival of the parasite and its host over time. The last page contains a drawing of the parasite's life cycle, emphasizes the snail habitat and the transformation that encircle need to suffer to survive in the blood vessels until it reaches the hepatic portal system which becomes the adult worm. The resource also comes with a teacher's manual, with detailed information and suggestions for use, and the templates for making each type of origami. The chapter format of the book favors teamwork, is durable and low cost, fun and can be used by other school professionals. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1914357781623111 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Wanderson.pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons