Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2630
Title: Suporte à percepção em groupware síncronos de aprendizagem
Authors: Vânia Lourenço Alves, Socorro
Keywords: Inteligência artificial; Aprendizagem cognitiva; Sistemas colaborativos; Groupware; Sistemas de computação; Processo de ensino-aprendizagem em grup; Aprendizagem colaborativa
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Vânia Lourenço Alves, Socorro; Sandro Gomes, Alex. Suporte à percepção em groupware síncronos de aprendizagem. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: Groupware síncronos de aprendizagem são sistemas colaborativos desenvolvidos especialmente para dar suporte a processos de ensino-aprendizagem em grupo. Nestes sistemas, a percepção que os seus usuários têm das atividades e ações desenvolvidas é fundamental para melhorar a eficiência e a compreensão do processo de colaboração a distância, pois esta permite uma interação mais natural e eficiente entre os mesmos. Entretanto, apesar de sua importância, o suporte à percepção é ainda muito limitado nos groupware síncronos de aprendizagem. A grande maioria destes sistemas não oferece mecanismos que permitam que seus usuários (alunos e/ou professores) percebam e compreendam o que está acontecendo nos ambientes distribuídos e no próprio contexto do grupo de aprendizagem como um todo, ocultando assim muitas informações que estariam disponíveis num encontro face-a-face. Essa deficiência, além de reduzir a possibilidade de coordenação e interação entre os alunos, dificulta a ação didática. Neste trabalho identificamos requisitos que orientem a proposta de mecanismos de percepção, que incentivem a interação e auxiliem o aluno na realização de atividades colaborativas síncronas de aprendizagem. Nesse contexto, propomos uma classificação para mecanismos de percepção e identificamos os principais tipos de percepção necessários em uma situação de aprendizagem colaborativa síncrona. A metodologia utilizada neste trabalho aplicou uma abordagem centrada no usuário, a qual envolveu um conjunto de ações: análise de competidores, análise da tarefa e um experimento realizado com um grupo de dez professores do ensino fundamental de uma escola pública da cidade do Recife. O experimento realizado teve como objetivo identificar as dificuldades e necessidades de percepção dos usuários na realização de atividades colaborativas síncronas distribuídas. Os dados coletados no experimento foram transcritos e analisados qualitativamente. Apresentamos como resultado deste trabalho requisitos de percepção para groupware síncronos de aprendizagem, aliado a isto, apresentamos também um conjunto de protótipos de mecanismos de percepção criados para exemplificar propostas que buscam atender a esses requisitos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2630
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5538_1.pdf3.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.