Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26271
Share on
Title: | Uma arquitetura de referência para gerenciamento e reuso de ambientes virtuais tridmensionais |
Authors: | FUJIOKA, Rodrigo da Cruz |
Keywords: | Engenharia de software; Realidade virtual |
Issue Date: | 13-Mar-2015 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Os Ambientes Virtuais Tridimensionais (3D) vêm se tornando uma alternativa para o desenvolvimento de aplicações mais realistas e intuitivas para os usuários, pois permitem a navegação e interação com elementos próximos das suas realidades. Técnicas para geração de Ambientes Virtuais que se adaptam ao perfil do usuário têm sido desenvolvidas, incorporando procedimentos de acompanhamento de ações e modificando o ambiente em função deste comportamento. Tais técnicas necessitam trabalhar constantemente com o reaproveitamento de artefatos desenvolvidos para Ambientes Virtuais Tridimensionais (AV). O presente trabalho analisa a problemática envolvida na utilização de técnicas de reuso de artefatos em AV, bem como a sua disponibilização por meio de uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA). Trata-se de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo a agregação de componentes relacionados à Engenharia de Software, Reuso de Software e Realidade Virtual. Esta abordagem levou em consideração os seguintes aspectos: (i) a disponibilização e gerenciamento destes ambientes na Web; (ii) os variados tipos de artefatos existentes para descrição de mundos em 3D; e (iii) os diferentes domínios que esta arquitetura irá gerenciar. Para alcançar tais objetivos, foi definida uma arquitetura de referência baseada em SOA que gerencia um repositório de objetos virtuais tridimensionais e um framework para ser utilizado no desenvolvimento de aplicações para recuperação dos artefatos necessários à construção de ambientes virtuais. As principais contribuições elencadas nesta tese são: (i) especificação de uma arquitetura de referência baseada em SOA para distribuição e compartilhamento de ambientes virtuais; (ii) avaliação do estado da arte sobre reuso no contexto dos ambientes de Realidade Virtual; e (iii) um arcabouço de aplicações Web utilizando a tecnologia Java como prova de conceito da solução do problema investigado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26271 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Rodrigo da Cruz Fujioka.pdf | 3,9 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License