Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26259

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorREHN, Vitorina Nerivânia Covello-
dc.contributor.authorSILVA, Gerlane de Santana-
dc.date.accessioned2018-09-05T21:00:14Z-
dc.date.available2018-09-05T21:00:14Z-
dc.date.issued2018-09-05-
dc.date.submitted2018-07-02-
dc.identifier.citationSILVA, G. S.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26259-
dc.description.abstractA ação interdisciplinar exige a atualização e/ou desenvolvimento de novos recursos didáticos capazes de sensibilizar o aluno para uma conduta coletiva, futurista e cidadã. Com a finalidade de obter fundamentação teórica para a construção de um capítulo de livro interativo, investigou-se o tema “piolho” nos livros texto de ciências do sétimo ano do Ensino Fundamental e a tríade “piolho”, “pediculose” e “sociedades remotas” nas bases de dados Scielo, PubMed, Lilacs e Medline. Realizou-se ainda pesquisa de vídeos e gabaritos de livros para a confecção de origamis que possam ser associados a transmissão do piolho. As evidências antigas (Egito 3100 a.C.) da presença do Pediculus (humanus) capitis foram traduzidas para a linguagem de história em quadrinhos e desenhos gráficos impressos em lona de vinil com dimensões A1 (500mm x 660mm). Após a leitura dos quadrinhos, segue-se com a confecção dos origamis conforme gabaritos inéditos. Os origamis complementam a paisagem remota, evidenciam as condições predisponentes para a transmissão do ectoparasito e dão fluidez ao instrumento, sendo facultado a equipe o número de dobraduras para cada tipo de origami e a localização sobre o desenho gráfico. A última página reúne os conteúdos e apresenta o ciclo de vida atual do ectoparasito. Destina-se a consolidação de conteúdos abordados no livro texto convencional, serve de subsídio para comparar as formas remota e atual de transmissão do piolho e permite a discussão das medidas profiláticas. O recurso é durável, barato, lúdico e seguro consentindo que o aluno tenha a possibilidade de agir, coletivamente, na construção do seu aprendizado.pt_BR
dc.format.extent51 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfestações por Piolhos - recurso didáticopt_BR
dc.subjectEducação e Saúdept_BR
dc.titleRecurso didático sobre a pediculose humana na perspectiva da paleoparasitologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Claudinelly Yara Braz dos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6063786391839030pt_BR
dc.description.abstractxThe interdisciplinary action requires updating and/or development of new didactic resources capable of sensitizing the student to a collective, futuristic and citizen conduct. In order for obtaining theoretical basis for the construction of an interactive book chapter, the theme "lice" was investigated in the seventh year textbooks of elementary school and the triad "lice", "pediculosis" and "remote societies" "In the Scielo, PubMed, Lilacs and Medline databases. It was also carried out research of videos and templates of books for the preparation of origami that could be associated with the transmission of lice. The ancient evidence (Egypt 3100 BC) of the presence of the Pediculus (humanus) capitis was translated into the language of comics and graphic designs printed on vinyl canvas with dimensions A1 (500mm x 660mm). After reading the comics, it is followed by the creation of origami according to unpublished templates. The origami complement the remote landscape, show the predisposing conditions for the transmission of ectoparasite and give fluidity to the instrument, and provided the team the number of folding for each type of origami and the location on the graphical design. The last page gathers the contents and presents the current life cycle of the ectoparasite. It is intended to consolidate contents covered in the conventional textbook, serves as a subsidy to compare the remote and current forms of lice transmission and allows discussion of prophylactic measures. The resource is durable, inexpensive, playful and safe, allowing students to act collectively in the construction of their learning.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1914357781623111pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Gerlane de Santana.pdf4,59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons