Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26184
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.author | CRISTOVÃO, Árina Jaíne | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-04T18:51:39Z | - |
dc.date.available | 2018-09-04T18:51:39Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-04 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-03 | - |
dc.identifier.citation | CRISTOVÃO, A. J. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26184 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo identificar contribuições positivas para o aprendizado de um grupo de estudantes do 8º ano do ensino fundamental anos finais, frente ao método de Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) em discussões de temas voltados para educação sexual. Partiu do principio de se discutir temas de educação sexual, dado seu grau de importância, não somente com mera exposição do conteúdo, mas sim desafiando os estudantes, tornando-os ativos durante todo o processo de aprendizagem, estimulando o raciocínio crítico e argumentativo, bem como oportunizando o desenvolvimento de outras capacidades e habilidades. Por esses motivos utilizamos o método de Aprendizagem Baseado em Problema (ABP) como ferramenta para disseminação das informações acerca do tema: Infecções Sexualmente Transmissível (IST), que compreende um dos temas para uma educação sexual. O estudo foi desenvolvido em uma escola municipal da cidade de Passira, interior de Pernambuco. Foram realizadas quinze entrevistas semiestruturadas individuais, compreendendo duas questões abertas analisadas segundo análise de conteúdo de Bardin, uma questão fechada e outra em formato de questionário. Com base nos resultados Quantitativo e qualitativo foi possível constatar, que os jovens reconhecem a importância de uma educação sexual fornecida no ambiente escolar, tanto para disseminar informações quanto para preencher uma possível ausência deste dialogo dentro de casa, avaliaram ainda o método de ABP como eficiente para construção do aprendizado. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problema | pt_BR |
dc.title | Sexualidade em discussão: uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental a partir da Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | RIBEIRO, Ernani Nunes | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4704705H1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study had the objective of obtaining positive results for the learning of a group of students from the 8th year of elementary school in final years, in front of the method of Problem Based Learning (ABP) in discussions of themes focused on sex education. He started from the beginning of himself subjects of sex education, gave his degree of importance, not only with the exposure of the content, but also helped the students, becoming active throughout the learning process, stimulating critical and argumentative reasoning, Learning Opportunities and Resources, as the motives use the Problem Based Learning (PBL) Sexually Transmissible (STD), which comprises one of the themes for a sex education. The study was developed at a municipal school in the city of Passira, in the interior of Pernambuco. Fifteen semi-structured individual interviews were carried out, comprising two open questions analyzed according to Bardin content analysis and two closed questions. Based on the results Quantitative and qualitative, it was possible to observe that the young people recognize the importance of a sex education provided in the school environment, that the study of this subject to problematization resulted in positive contributions to the learning, given the students' perception. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5828186266951171 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRISTOVÃO, A. J..pdf | 952,01 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons