Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2617
Título: Estimativa do consumo de energia devido ao software : uma abordagem baseada em redes de Petri coloridas
Autor(es): OLIVEIRA JÚNIOR, Meuse Nogueira de
Palavras-chave: Redes de Petri Coloridas; Consumo de energia do software; Descrição de processadores
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Nogueira de Oliveira Júnior, Meuse; Romero Martins Maciel, Paulo. Estimativa do consumo de energia devido ao software : uma abordagem baseada em redes de Petri coloridas. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Esta tese tem seu foco na análise do consumo de energia de microprocessadores no contexto dos sistemas embutidos. Para tanto, são propostos dois modelos para simulação e análise. Tais modelos operam com base na descrição do conjunto de instruções da arquitetura alvo em redes de Petri coloridas. O primeiro modelo aplica as redes de Petri coloridas para a avaliação do comportamento do código frente a uma descrição determinística das instruções. O segundo estende o primeiro de forma a explorar o espaçoo de possibilidades de execução do código por meio da descrição probabilística dos possíveis uxos de execução. Uma taxonomia para a descrição dos elementos presentes nos perfis de execução e consumo é proposta. Com base em tal taxonomia, formaliza-se um mecanismo para a análise de consumo de energia devido ao software. A abordagem proposta oferece três contribuições básicas: (i) criação de modelos de descrição de arquiteturas sobre uma linguagem de modelagem formal, as redes de Petri coloridas; (ii) proposição de um modelo de descrição estrutural do software, no qual os possíveis uxos de execução estão explícitos na semântica de descrição; e (iii) proposição de um modelo probabilístico para descrição, simulação e avaliação do consumo de energia devido ao software. O modelo probabilístico ataca o problema da dependência de padrão pela eliminação do vetor de teste em prol de um modelo probabilístico de comportamento do software. Dessa forma, esta tese estabelece uma abordagem nova para a análise de consumo de energia, promovendo um formalismo baseado em redes de Petri coloridas para a criação de ferramentas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2617
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5479_1.pdf5,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.