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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26000
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Título: | Modos de avaliação da produção escrita em duas turmas do ensino médio |
Autor(es): | PALÁCIO, Mayara Aparecida Spíndola |
Palavras-chave: | Avaliação educacional; Escrita; Ensino médio; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 30-Set-2016 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Na presente pesquisa, objetivamos investigar os modos de avaliação da produção escrita no Ensino Médio. Para tanto, buscamos analisar, especificamente, como os professores-sujeitos conduzem o processo de ensino e avaliação da produção escrita, como intervêm nos textos em avaliação e quais critérios utilizam para avaliar as produções. A fim de compreendermos nosso objeto de pesquisa e analisarmos os dados produzidos, apoiamo-nos em Hadji (1994; 2001), Hoffmann (2003; 2013a), Perrenoud (1999) e Suassuna (2004) no que diz respeito à avaliação em uma perspectiva formativo-discursiva; em Bunzen (2006), Geraldi (1991; 2004; 2010b, 2010c) e Marcuschi (2010) no que concerne ao ensino da produção escrita; e nas ideias de Antunes (2003; 2006); Suassuna (2004; 2009a; 2009b; 2013) e Marcuschi (1999; 2004a; 2007a; 2007b; 2010) no que diz respeito à avaliação da produção escrita. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve a participação de uma professora e de um professor do Ensino Médio, de duas instituições de ensino: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco e o Colégio de Aplicação da UFPE. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir da observação das aulas dos professores, da análise das intervenções nos textos e das entrevistas semiestruturadas. A professora A, na sequência de atividades observada, desenvolve diferentes modos para avaliar a escrita dos alunos. Entretanto, a provável desarticulação entre os objetos de ensino e de aprendizagem, juntamente com a não delimitação da situação de produção e dos critérios avaliativos, compromete as produções escritas e a avaliação que a docente faz dos textos. No que diz respeito aos modos de avaliação do professor B, há uma avaliação inicial da escrita dos alunos no que tange ao gênero proposto e uma avaliação de uma nova produção, solicitada ao final da sequência de atividades. A ausência de tempo pedagógico adequado para as atividades de escrita durante as aulas, no entanto, repercute na resposta dos alunos ao comando de produção e na avaliação docente. Outros resultados da pesquisa apontam para a fragilidade da prática de escrita no Ensino Médio e para modos de avaliação da produção escrita ainda pouco articulados ao processo de ensino e de aprendizagem. |
Descrição: | BUNZEN JÚNIOR, Clécio dos Santos, também é conhecido em citações bibliográficas por: BUNZEN, Clécio dos Santos |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26000 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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