Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25857

Share on

Title: Usabilidade em ambientes de realidade virtual: verificação de eficácia de avaliações heurísticas em ambientes de realidade virtual imersivos em games
Other Titles: Usabilidade em ambientes de realidade virtual: validação de avaliações heurísticas em ambientes de realidade virtual imersivos em games
Authors: OLIVEIRA, Eduardo José Gonçalves de
Keywords: Usabilidade; Realidade virtual; Imersão; Heurísticas; Avaliação de interface
Issue Date: 31-Jan-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A metodologia de Design Centrado no Usuário consiste em um ciclo iterativo de análise, ideação, prototipação e avaliação. Neste contexto, para identificarmos problemas de usabilidade em uma interface desde os estágios iniciais de concepção, as avaliações heurísticas são ferramentas de grande valia. O objetivo dessa dissertação foi a verificação de duas propostas de avaliações heurísticas, a avaliação proposta por Sutcliff e Gault (2004) e Rusu et al (2011), para ambientes de realidade virtual imersivos. Para se atingir esse objetivo, foi realizado um estudo de caso de dois jogos, Sobrenatural: a origem para as heurísticas de Sutcliff e Gault (2004) e Lamper VR: Firefly Rescue, para as heurísticas de Rusu et al (2011) e em seguida realizada uma avaliação das heurísticas através de um questionário SUS (Sistema de Escala de Usabilidade) adaptado. A partir dos resultados obtidos na verificação das heurísticas, foi possível elaborar uma lista de recomendações baseada nas ocorrências dos erros reportados pelos avaliadores, para se obter heurísticas mais consistentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25857
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Eduardo José Gonçalves de Oliveira.pdf8,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons