Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2585
Título: SpecNL : uma ferramenta para gerar descrições em linguagem natural a partir de especificações de casos de teste
Autor(es): TORRES, Dante Gama
Palavras-chave: Geração de linguagem natural;Especificações de casos de teste;Inteligência artificial simbólica
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Gama Torres, Dante; de Almeida Barros, Flávia. SpecNL : uma ferramenta para gerar descrições em linguagem natural a partir de especificações de casos de teste. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Teste de Software é uma tarefa central, porém muito cara, no processo de desenvolvimento de software. Estudos sugerem que as tarefas de teste chegam até 50% do custo total de desenvolvimento do software. Com o objetivo de automatizar e otimizar as atividades de teste, várias ferramentas têm sido utilizadas para assistir o processo de testes, desde a geração dos testes até a sua execução. As ferramentas de geração de testes geralmente especificam os casos de teste gerados em uma linguagem não natural (normalmente uma linguagem formal). Entretanto, essa linguagem pode ser não trivial para os engenheiros que executarão manualmente os casos de teste. Com isso, seria de grande ajuda uma ferramenta que mapeasse os casos de teste gerados em uma linguagem natural. Este trabalho propõe uma ferramenta para gerar descrições em linguagem natural (LN) a partir de casos de teste especificados em linguagem formal, com o intuito de ajudar os engenheiros de teste a executarem testes manuais. Para validar a ferramenta proposta, nós desenvolvemos um protótipo que recebe como entrada casos de teste especificados na linguagem formal CSP. Como saída, o sistema devolve um texto em inglês que descreve os passos do caso de teste para aplicações móveis. O protótipo foi codificado na linguagem Java, e procurou manter critérios desejáveis de qualidade de software, como reusabilidade, extensibilidade e modularidade. Este trabalho faz parte de um projeto maior desenvolvido em parceria entre o CIn-UFPE e a Motorola
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2585
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5130_1.pdf939,95 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.