Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2567
Título: Otimização bytecode Java na plataforma J2ME
Autor(es): Pinto Camara, Tarcisio
Palavras-chave: Compressão de dados; Ofuscadores de bytecode; J2ME; Method inlining; Boas práticas de programação
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Pinto Camara, Tarcisio; Lisboa Ramalho, Geber. Otimização bytecode Java na plataforma J2ME. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Aplicações para os dispositivos móveis, como telefones celulares e pagers, implementadas em J2ME (Java 2 Micro Edition) são desenvolvidas sob severas restrições de tamanho e desempenho do código. A indústria tem adotado ferramentas de otimização, como obfuscators e shrinkers, que aplicam otimizações de programa inteiro (Whole Program Optimizations) considerando que o código gerado não será estendido ou usado por outras aplicações. Infelizmente, os desenvolvedores freqüentemente não conhecem suficientemente nestas ferramentas e continuam sacrificando a qualidade do código na tentativa de otimizar suas aplicações. Este trabalho apresenta um estudo original identificando a efetividade das otimizações mais comuns nos obfuscators. Este estudo mostra também que a otimização de Method Inlining, conhecida pelos benefícios de desempenho, tem sido negligenciada por estas ferramentas por normalmente esperarse que ela tenha efeito negativo sobre o tamanho de código. Assim, este trabalho contribui com uma implementação de method inlining entre classes e fundada no princípio de otimização de programa inteiro, capaz de melhorar tanto o tamanho do código como o desempenho da aplicação, ao remover cerca de 50% dos métodos alcançáveis. Finalmente, na tentativa de ajudar os desenvolvedores a tirar o melhor proveito destas ferramentas, o estudo inclui também um guia de boas práticas de programação considerando as otimizações implementadas pelos obfuscators
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2567
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5023_1.pdf1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.