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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25668
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Título: | Seja mestre ou doutor, o importante é que se titulou: uma avaliação da meta 14 do Plano Nacional de Educação (1998-2014) |
Autor(es): | MALAFAIA, Mônica Soares |
Palavras-chave: | Ciência política; Política pública – Avaliação; Educação – Ensino superior (Pós-graduação); Educação e Estado; Plano Nacional de Educação – Brasil; Teoria do programa |
Data do documento: | 4-Ago-2016 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Em que medida a meta 14 proposta pelo Plano Nacional de Educação foi alcançada? Esta pesquisa compara o quantitativo de formação de mestres e doutores no período 1998-2014 com o estipulado pela meta 14 do PNE (2011-2020). A partir da Teoria do Programa o desenho de pesquisa utiliza estatística descritiva, séries temporais e análise documental. O banco de dados original foi elaborado a partir de informações secundárias da GEOCAPES, CNPq e INEP. Os principais resultados sugerem que: 1) a concessão de bolsas no Brasil teve um crescimento mais acentuado a partir de 2007, correspondendo ao segundo mandato do governo Lula e o primeiro mandato do governo Dilma; 2) o mestrado profissional tem contribuído significativamente para o aumento dos programas de mestrado; 3) a elevação do número de matrículas pode ser atribuída ao aumento da participação das instituições particulares, mediante a possibilidade de financiamento dos cursos com recursos públicos; 4) caso se mantenha o ritmo de crescimento, a meta de mestres titulados será atingida em 2018, a de doutores se aproximará da meta em 2020. Esse trabalho contribui com a formulação de instrumentos de melhoria da gestão, bem como para a accountabillity da política de educação no país, além de facilitar o acesso a informações que possam ser utilizadas pela comunidade acadêmica e gestores públicos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25668 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
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