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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25667

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Título: Histórico do aporte de hidrocarbonetos em um perfil sedimentar da Bacia do Pina, Recife - PE
Autor(es): VIEIRA-CAMPOS, Amanda Alves
Palavras-chave: Oceanografia; Sistema Estuarino do Rio Capibaribe; Hidrocarbonetos Alifáticos; Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos; Testemunho sedimentar; GC-MS
Data do documento: 25-Abr-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A Bacia do Pina está inserida no centro da cidade do Recife, Pernambuco, Nordeste do Brasil, e recebe a influência dos resíduos descartados nos seus tributários que percorrem toda a região metropolitana do Recife. Um testemunho sedimentar de 150 cm foi coletado próximo à área portuária da cidade, e subamostrado em segmentos de 2 cm para análises de hidrocarbonetos. O objetivo principal deste trabalho foi investigar a contaminação por hidrocarbonetos ao longo do testemunho sedimentar, associando ao desenvolvimento socioeconômico da região. O testemunho apresentou enriquecimento de matéria orgânica (MO), com teores maiores que 10% em cerca de 80% das subamostras. Houve correlação positiva e significativa entre %MO e hidrocarbonetos. Os hidrocarbonetos alifáticos totais variaram de 127 a 635 μg g⁻¹ e os n-alcanos totais (n-C₁₂ a n-C₄₀) variaram de 2,23 a 10,5 μg g⁻¹. As razões diagnósticas utilizadas indicaram a predominância do aporte biogênico, terrígeno e alóctone (manguezais). O somatório dos 16 HPAs prioritários variou de 162 a 581 ng g⁻¹. Na base do testemunho, os HPAs eram provenientes principalmente da queima da palha da cana-de-açúcar, principal atividade econômica da época (séculos XVII e XIX). No decorrer do século XX, a distribuição dos HPAs individuais foi alterada em decorrência da introdução do petróleo na economia, que proporcionou um aumento da circulação de veículos automotores movidos à gasolina e diesel. Os marcadores moleculares evidenciaram a chegada do petróleo na cidade do Recife (1847). O aumento populacional desordenado e o desenvolvimento industrial da cidade, também contribuíram com a introdução de HPAs, uma vez que estes efluentes urbanos são lançados sem o tratamento adequado. Programas de controle de emissão veicular diminuíram as concentrações de HPAs, ressaltando a importância das ações governamentais no controle da poluição.
Descrição: VIEIRA-CAMPOS, Amanda Alves, também é conhecida em citações bibliográficas por: VIEIRA, Amanda Alves
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25667
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Oceanografia

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