Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2558
Título: Análise crítica e comparativa de Taxonomias de Sistemas de Detecção de Intrusão
Autor(es): Maria Gomes Do Valle, Ana
Palavras-chave: Administração de Sistemas;Segurança Computacional
Data do documento: 2002
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Gomes Do Valle, Ana; Queda Bueno da Silva, Fábio. Análise crítica e comparativa de Taxonomias de Sistemas de Detecção de Intrusão. 2002. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
Resumo: Segurança é um problema muitas vezes presente nas redes de computadores. Existem diversos mecanismos para abordá-la, dentre eles, firewalls, análise de vulnerabilidades, criptografia, certificados digitais, VPNs (Virtual Private Network), detecção de intrusão e, até, uma política de segurança bem planejada e aplicada. Todos são utilizados de forma que haja uma chance elevada de se evitar maiores comprometimentos. Os riscos crescentes de ataques a sistemas computacionais advindos do aumento das atividades não autorizadas, não somente de atacantes externos, mas também de internos (como no caso de empregados descontentes e usuários abusando de seus privilégios), mostra a importância dos Sistemas de Detecção de Intrusão (IDS) no aumento da segurança dos sistemas computacionais. O grande número de IDS desenvolvidos e disponibilizados atualmente, tanto comercialmente, quanto para pesquisa, bem como as muitas questões que envolvem os mesmos, trazem consigo problemas e restrições que precisam ser identificados para possíveis melhoramentos. A área de detecção de intrusão é muito dinâmica, em constante atualização e, com o surgimento de novos IDS, sempre em busca do aprimoramento. Diante disto, é proposta uma taxonomia dos IDS em relação às características mais destacadas encontradas nos 3 (três) módulos principais de um IDS: coleta de dados, análise e componente de resposta. Também é elaborado um survey de diversos IDS, escolhidos pela diversidade de seus mecanismos. Em face deste estudo foi possível propor um modelo de um IDS, derivado de um modelo conceitual já validado por aplicação na área de Administração de Sistemas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2558
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4982_1.pdf740,6 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.