Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2549
Título: Gerenciamento de Redes com Agentes Móveis -GRAM
Autor(es): Mane, Babacar
Palavras-chave: Agentes móveis GRAM;Sistemas de gerenciamento
Data do documento: 1999
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Mane, Babacar; Fawzi Hadj Sadok, Djamel. Gerenciamento de Redes com Agentes Móveis -GRAM. 1999. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1999.
Resumo: Com a instalação constante de redes de computadores nas organizações (sociais, industriais, comerciais etc.) as atividades de gerenciamento tornam-se sempre mais complexas, embora sejam indispensáveis e melhorem a qualidade dos serviços oferecidos aos seus usuários. Os sistemas atuais de gerenciamento, considerados como aplicações distribuídas, são implementados com base no paradigma cliente-servidor. Este modelo transforma as atividades de gerenciamento em operações centralizados numa única estação. Dados dos recursos gerenciados são monitorados, coletados por agentes e registrados numa base de dados local. Os serviços fornecidos por essas entidades lhes são atribuídos na sua fase de implementação. Para acessar a esses serviços as aplicações de gerenciamento ou gerente localizados na estação central são obrigados microgerenciar os dispositivos gerenciados. Esse processo pode aumentar riscos de congestionamento na rede e o tempo destinado à solução imediata de eventuais problemas o que pode tornar os sistemas de gerenciamento atuais uma solução ineficiente e não confiável. O nosso trabalho, denominado de gerenciamento de redes com agentes móveis-GRAM, apresenta um paradigma mais flexível baseado em agentes móveis. O GRAM é implementado na plataforma Máquina Virtual Agentware (Agentware V irtual Machine-AVM) que suporta execução em tempo real, processa dados dos recursos gerenciados localmente, é heterogêneo e confiável. Os agentes integram dinamicamente novas funcionalidades e são controlados remotamente. O GRAM constitui uma solução viável de gerenciamento de redes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2549
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bm.pdf1,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.