Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2547
Título: Gerenciador de objetos para o ambiente de Concepção de aplicações em banco de dados
Autor(es): MACEDO, Marcus Aurelio de Carvalho
Palavras-chave: Engenharia de software;Banco de dados;Interface de comunicação
Data do documento: 1991
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Aurelio de Carvalho Macedo, Marcus; Fonseca, Décio. Gerenciador de objetos para o ambiente de Concepção de aplicações em banco de dados. 1991. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1991.
Resumo: Existe hoje na evolutiva Ciência da Computação a intenção de tornar a relação homem-máquina mais flexível do ponto de vista de utilização dos recursos, desmistificando a idéia do "Cérebro Eletrônico" inacessível ao usuário. Novos softwares estão surgindo com esta filosofia, incorporando técnicas que facilitam o diálogo homem-computador, auxiliandoo no desenvolvimento de suas aplicações. Com esta visão, foi idealizado o Ambiente Interativo para Concepção de Aplicações em Banco de Dados, denominado POESIS, cuja finalidade é permitir que usuário, com diferentes níveis de conhecimento, possa criar interativamente suas aplicações em Banco de Dados. Este trabalho descreve o GOLGO, parte do Ambiente POESIS responsável pelo gerenciamento dos objetos, gerenciamento de memória e de dispositivos. Constituído por uma estrutura flexível e apropriada à representação dos objetos componentes do sistema, o GOLGO visa prover o suporte a uma Interface orientada a objetos, mantendo um mecanismo para controle de acesso (sistema de segurança), além de um sistema para controle de versões das aplicações geradas no Ambiente Poesis. Foi criado com base na filosofia de Sistemas de Hipertexto e no Enfoque Orientado a Objetos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2547
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4935_1.pdf2,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.