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Título : Viva PE: (re)construindo sentidos de Brasil em um material didático multicultural de Português para estrangeiros em Pernambuco
Autor : SILVA, Danyelle Marina Araújo da
Palabras clave : Português para falantes de outras línguas (PFOL); Material didático; Construção de novos sentidos; Multiletramentos; TASCH
Fecha de publicación : 29-mar-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O interesse pelo Português como língua estrangeira é uma demanda crescente por estudantes e profissionais de outros países que vêm ao Brasil e mais especificamente, ao Recife. Para responder a essa demanda local, este trabalho visa analisar criticamente a proposta didática doVIVA PE – programa de ensino de Português para estrangeiros no Recife criado para esta pesquisa. O VIVA PE (SILVA, 2016) objetiva possibilitar a construção de novos sentidos de Brasil (VYGOTSKY, [1933] 2008), por discentes de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL), à luz da Teoria da Atividade Sócio-histórico-cultural (TASHC) (ENGESTROM, 1999; LIBERALI, 2009) e da pedagogia dos multiletramentos (COPE & KALANTZIS, 2007; DIONÍSIO, 2014; ROJO, 2012, 2013),com foco na região Nordeste do Brasil. Este estudo apresenta uma proposta didática de imersão de 60 horas divididas entre atividades em sala, atividades de campo e interações online. As atividades acadêmico-sócio-histórico-culturais são realizadas em sala de aula, com material didático elaborado exclusivamente para esta proposta e em visitas a locais históricos e culturais na cidade de Recife e cidades vizinhas, buscando apresentar perspectivas plurais que inspirem a construção de novos sentidos de Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, embasada na Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2012). O corpus da pesquisa inclui duas unidades didáticas e respostas dos alunos do curso a questionários aplicados no início e no final do programa. Esses dados são analisados a partir de categorias argumentativas enunciativas, discursivas e linguísticas (LIBERALI, 2013). Os resultados da pesquisa demonstram que houve construção de novos sentidos de Brasil por meio do VIVA PE e destacam o material didático como um instrumento mediador do processo. A análise das respostas dos alunos e dos enunciados do material didático evidencia o entrelace entre os conteúdos abordados em sala e a (re)construção de sentidos de Brasil indicadas pelos alunos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25452
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

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