Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2545
Título: Engenhos de Busca Distribuídos: Uma abordagem visando escalabilidade para Crawling e Indexação
Autor(es): Fernandes, Marcelo Rômulo
Palavras-chave: Engenho de Busca; Crawling e indexação; Sistemas distribuídos; Escalabilidade; Visão Web
Data do documento: 2001
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Rômulo Fernandes, Marcelo; Romero de Lemos Meira, Silvio. Engenhos de Busca Distribuídos: Uma abordagem visando escalabilidade para Crawling e Indexação. 2001. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2001.
Resumo: A Internet é uma das principais fontes de informação utilizadas no apoio à solução de problemas. Paralelamente a este fato, os Engenhos de Busca surgem como um dos meios mais utilizados para pesquisa de informação nesse ambiente. Observa-se que o tamanho extraordinário, o crescimento exponencial e a elevada taxa de modificação da World-Wide-Web (www) requerem novas abordagens aos problemas de indexação e pesquisa de informação na estrutura dos Engenhos de Busca. Neste trabalho, uma solução distribuída para operação de Engenhos de Busca é apresentada, visando escalabilidade e atualidade. São comentadas arquiteturas distribuídas para Engenhos de Busca. Apresenta-se o Radix, um Engenho de Busca distribuído para indexar e pesquisar informação na www, baseado em visões Web. Um protótipo é desenvolvido, focalizando a implementação de crawling e indexação do Radix distribuído, a fim de validar o ambiente proposto. Um estudo de caso comparativo de desempenho entre Engenhos de Busca centralizados e distribuídos é apresentado, encorajando o uso de técnicas de distribuição para elevar os valores de cobertura e atualidade desses sistemas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2545
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4931_1.pdf567,79 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.