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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2537
Title: Empacotando caixas em gblocos
Authors: Didier Lins, Lauro
Keywords: otimização combinatória; Empacotamento 2D e 3D; Problema de corte e empacotamento; Problema de carregamento do palete do produtor
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Didier Lins, Lauro; Silva Guimarães, Katia. Empacotando caixas em gblocos. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: Um dos problemas abertos mais básicos da área de corte e empacotamento é encontrar o maior número de (,w)-retângulos que podem ser empacotados ortogonalmente num retângulo maior (L,W). O termo ortogonalmente quer dizer, apenas, que cada lado de um (,w)-retângulo empacotado é paralelo ou perpendicular aos lados do retângulo maior (L,W). Motivados por este problema e suas variantes mais difíceis (ex. caso tridimensional), desenvolvemos, baseado no trabalho [2], uma abordagem heurística geral de decomposições de gblocos. Os gblocos são uma generalização dos blocos. Os blocos são simplesmente retângulos em dimensão 2 e paralelepípedos em dimensão 3 (e seus análogos em dimensões maiores). Aplicando a abordagem de gblocos para o problema bidimensional aberto que mencionamos, mostramos se tratar, em termos de otimalidade, de um método superior á melhor heurística existente até o momento: a heurística de R. Morabito e S. Morales (1998). De fato ainda não é conhecido nenhum problema (,w, L,W) para o qual a nossa abordagem em gblocos não seja ótima. Esta observação empírica levanta a dúvida de estarmos diante de um método exato para o problema. Além do caso bidimensional, sugerimos também uma abordagem em gblocos para o caso tridimensional. Melhores métodos de empacotamento têm importante implicação econômica. Hoje, caminhões, trens, navios e aviões transportam contêineres e paletes com uma carga menor do que poderiam. Esta Tese é um passo na busca de melhores métodos. Ela apresenta alguns resultados originais, formaliza uma linguagem adequada para o problema abstrato e, por fim, sugere um caminho promissor para o problema concreto no setor de transporte de carga
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2537
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