Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2530
Título: Transformormlets : um framework para construção de transformadores de modelos mda
Autor(es): TENÓRIO, Luiz Eugênio Fernandes
Palavras-chave: Modelos; Transformação de modelos; MDA; Transformlets
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Eugênio Fernandes Tenório, Luiz; André Guimarães Ferraz, Carlos. Transformormlets : um framework para construção de transformadores de modelos mda. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: A necessidade de integração de sistemas de computação heterogêneos tem sido um problema discutido há muitas décadas. Um dos maiores esforços conhecidos para prover esta integração é a Internet, com seus protocolos padronizados, abertos e independentes de topologia ou tecnologias de redes de computadores. Contudo o problema de integração estendende-se desde a camada física da rede até a camada de aplicação, onde aplicações desenvolvidas em linguagens de programação, sistemas operacionais e arquiteturas diferentes necessitam de coexistência e interação, inclusive nos casos onde os componentes destas aplicações estão distribuídos. Dando continuidade às suas soluções de interoperabilidade, o Object Management Group (OMG) padronizou a Model Driven Architecture (MDA), uma arquitetura em camadas que, através de supressão dos detalhes de tecnologia, contorna os problemas de heterogeneidade e de adaptação das aplicações para adoção de novas tecnologias. O princípio básico da arquitetura é a especificação de modelos em diferentes níveis de abstração e a transformação entre estes modelos. Este trabalho apresenta um framework aberto, extensível e orientado a componentes para construção de transformadores de modelos. Através deste framework conseguimos a abstração dos métodos de transformação, o reuso de transformações, a composição de transformações complexas e a coexistência de métodos distintos para transformação no mesmo ambiente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2530
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4818_1.pdf686,75 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.