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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25225

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Title: Formative accompaniment service in e-learning: integration between LMS and PLE (Serviço de acompanhamento formativo no e-learning: integração entre LMS e PLE)
Authors: MELO FILHO, Ivanildo José de
Keywords: Interação homem - computador; Aprendizagem informal
Issue Date: 16-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: As dificuldades e as limitações dos Learning Management Systems (LMS) em interoperar com outras tecnologias tem sido um tema recorrente na literatura. É sabido que mesmo com todo o suporte oferecido por esses ambientes na condução das atividades de aprendizagem, existe uma lacuna relacionada à percepção dos professores e tutores sobre as atividades que são realizadas pelos aprendizes quando estes encontram-se fora deles. Diante desse cenário, o frequente uso de instrumentos ou ferramentas utilizadas por estes permitiram que um conceito emergente denominado Personal Learning Environments (PLE) surgisse e fosse caracterizado como um contexto educacional. Esse contexto permite aos aprendizes a executarem atividades de aprendizagem independente das planejadas nos ambientes formais de ensino fornecendo a eles autonomia para a execução e gerenciamento de suas atividades de aprendizagem. Professores e tutores de cursos baseados em LMS têm utilizado unicamente as ferramentas disponíveis nos LMS para o acompanhamento e avaliação dos aprendizes. Ademais, esses utilizam frequentemente o paradigma da avaliação formativa no intuito de averiguar o desempenho dos aprendizes baseado exclusivamente nas atividades realizadas dentro dos LMS. Sendo assim, esta tese tem como objetivo a concepção, desenvolvimento e avaliação de um serviço denominado de “Serviço de Acompanhamento Formativo”, cujo propósito é identificar atividades de aprendizagem informais que são realizadas fora dos ambientes LMS que podem ser integradas ao processo de avaliação ou de acompanhamento de atividades. A proposta metodológica foi delineada sob os princípios e recomendações do Design Thinking de Serviços formada por quatro fases a saber: exploração, criação, reflexão e implementação. Os participantes envolvidos no processo de concepção e desenvolvimento foram de 134 usuários, sendo 75 professores e tutores e 49 aprendizes, todos pertencentes a diferentes instituições e grupos de discussão especializados no Brasil. A avaliação do serviço foi dividida em três fases: a primeira avaliou a expectativa, na segunda foram propostas cinco tarefas a serem executadas por cada avaliador, e por fim, na terceira foi a avaliada a experiência do uso do serviço. Esse processo contou com 13 especialistas onde foram examinados 28 itens sobre o serviço proposto. Os resultados obtidos atestam que o serviço proposto apresentou um grau satisfatório de consistente em relação ao interesse de professores e tutores a fazerem uso em suas atividades. Além disso, permite que os mesmos possam, por meio do serviço, refletirem sobre suas ações docentes e de tutoria e, assim diligenciar ações assertivas na condução de uma disciplina ou curso, sejam estas do ponto de vista individual ou coletivo. As recomendações de melhoria resultantes da avaliação foram implementadas, permitindo a geração de uma nova versão do serviço alinhada as necessidades reais dos professores e tutores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25225
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

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