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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25168
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Título: | Conhecimento parental sobre desenvolvimento infantil e qualidade da estimulação no ambiente domiciliar |
Autor(es): | CRUZ, Maria Soraida Silva |
Palavras-chave: | Saúde da família; Comportamento materno; Desenvolvimento infantil; Cuidado do lactente; Depressão |
Data do documento: | 20-Fev-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A vigilância da saúde da criança é realizada no Brasil principalmente através da Estratégia de Saúde da Família, cujos profissionais de saúde monitoram o crescimento e desenvolvimento infantil, utilizando a caderneta de saúde da criança. Nesse sentido, destacam-se as orientações realizadas aos pais/cuidadores, devido à importância da família como promotora do desenvolvimento neuropsicomotor, através da rotina de cuidados e organização do ambiente domiciliar rico em estímulos positivos. Os objetivos desse estudo foram verificar a associação entre a situação sociodemográfica e de saúde mental com o conhecimento sobre cuidados com a saúde e desenvolvimento infantil de pais/cuidadores, assim como a associação entre esse conhecimento com a qualidade da estimulação do ambiente domiciliar. Este é um estudo transversal com componente analítico, realizado no território coberto pela Unidade de Saúde da Família (USF) Vila do Sesi, localizada no bairro do Ibura, Recife. A amostra consistiu de 161 pais/cuidadores de crianças entre 6 meses a 3 anos de idade. A coleta de dados foi realizada no período de fevereiro a agosto de 2016 através de entrevistas durante visitas domiciliares. As informações foram coletadas através dos instrumentos padronizados: a) Opinios about babies para obter o conhecimento dos pais/cuidadores sobre saúde e desenvolvimento da criança; b) Home Observation for Measurement of the Environment Inventory (HOME) para avaliar a qualidade de estimulação do ambiente domiciliar; c) Índice Socioeconômico das famílias; d) Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) para avaliar o estado de saúde mental materna. A média percentual de acertos em relação ao conhecimento dos pais/cuidadores sobre saúde e desenvolvimento infantil foi 71,6%. Na análise multivariada, o melhor nível educacional e socioeconômico foram as variáveis que tiveram efeito significante na variação do conhecimento dos pais/cuidadores em saúde e desenvolvimento infantil, explicando juntas 6,2% dessa variação. A média da qualidade da estimulação do ambiente domiciliar foi significantemente maior entre os pais/cuidadores que tiveram maior percentual de acertos do conhecimento em saúde e desenvolvimento neuropsicomotor. Concluiu-se que mesmo em condições de baixa renda, pais/cuidadores com maior conhecimento sobre cuidados com a saúde e desenvolvimento neuropsicomotor podem realizar uma melhor prática de cuidados e organização do ambiente domiciliar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25168 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente |
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