Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2514
Título: Algoritmo adaptativo de seleção no esquema de codificação do GPRS
Autor(es): CARMO, Ubiratan Alves do
Palavras-chave: Algoritmo; Esquema de codificação
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Alves do Carmo, Ubiratan; Fawzi Hadj Sadok, Djamel. Algoritmo adaptativo de seleção no esquema de codificação do GPRS. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Para minimizar os efeitos decorrentes de canais com baixa qualidade utilizados na tecnologia GPRS, foram criados quatro esquemas de codificação de canal. Cada esquema inclui um número de redundância maior ou menor na codificação dos dados. O primeiro esquema de codificação - CS1 introduz um grau maior de redundância e é utilizado para canais com um elevado índice de interferência. Já o CS4 é o esquema de codificação que inclui a menor redundância e é utilizado para um canal com baixíssima interferência. Os fabricantes pesquisam diversas formas de escolha de cada esquema de codificação. O simulador de GPRS desenvolvido pelo Grupo de pesquisa em redes e telefonia GPRT da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, utiliza um algoritmo adaptativo para escolha do esquema de codificação mais adequado em função da qualidade do canal. Este algoritmo utiliza a taxa de blocos errado para tomada de decisão sobre o esquema de codificação adequado para a qualidade do canal corrente. O algoritmo escolhe o CS1 para um canal que apresenta elevada interferência e uma elevada taxa de descarte de pacotes. Por ter uma redundância elevada, o CS1 facilita o esquema de correção de erro através da retransmissão dos pacotes, melhorando o desempenho do GPRS. Por outro lado se um canal apresenta pouca interferência, o algoritmo escolhe o esquema de codificação CS4 diminuindo a redundância e permitindo uma melhor taxa de ocupação do canal. Esta melhor ocupação produz uma melhor vazão e, conseqüentemente, melhora o desempenho do GPRS. O objetivo desta dissertação é propor um novo algoritmo para escolha do esquema de codificação buscando, a melhora do desempenho do algoritmo de adaptação utilizado atualmente, apresentado pelo simulador de GPRS do GPRT da UFPE
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2514
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4744_1.pdf2,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.