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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25110

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Título: A visão educativa de Simon Rodriguez: uma análise de “Consejos de Amigo, Dados Al Colegio de Latacunga”
Autor(es): SILVA, Isabela Cristina Tavares da
Palavras-chave: Simón Rodriguez; Educação social; Educação popular; Libertação da América
Data do documento: 3-Mar-2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Abstract: Reconhecendo o intelectual venezuelano Simón Rodríguez como precursor da educação popular na América, durante o período colonial, o presente trabalho tem como finalidade principal contribuir para o reconhecimento da importância desse personagem histórico no projeto de Libertação da América, percebendo a configuração da visão de educação por ele apresentada ao longo de sua trajetória como professor e proveniente de suas experiências, especificamente no seu documento Consejos de amigo, dados al Colegio de Latacunga (1850-1851), posto em comparação com seu escrito pedagógico Luces y virtudes sociales, pelos aspectos de estrutura e conteúdo do texto. Para tanto, foram analisados fragmentos da obra que denotam aspectos didático-metodológicos e posicionamento filosófico de sua perspectiva de educação social. Como resultados percebeu-se que: a) conserva-se o caráter de literatura sapiencial presente em Luces y virtudes sociales; b) o texto aparece como um exemplo de aplicação das reflexões teóricas iniciadas em Luces y virtudes sociales; c) o conceito de educação social, entende a sociabilidade como sua finalidade principal, preparando os jovens para a vida em República; d) a proposta de educação popular expressa no documento abrange a todos os circundantes do Colegio, com caráter utilitarista para a transformação geográfica da cidade de Latacunga.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25110
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

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