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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25109

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Título: Relação entre contexto e compreensão textual em livros didáticos de língua portuguesa
Autor(es): GUIMARÃES, Lílian Noemia Torres de Melo
Palavras-chave: Compreensão; Contexto; Livro didático; Sociocognição
Data do documento: 6-Mar-2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Abstract: O objetivo geral da tese constitui-se em averiguar a relação que se estabelece entre contexto e compreensão nas seções de leitura e de abertura das unidades temáticas dos livros didáticos de Língua Portuguesa de Ensino Fundamental (EF). Procuramos centrar nossa atenção para o tema tomando por base os pressupostos teóricos da Cognição, numa abordagem Análise Crítica do Discurso, em sua vertente Sociocognitiva. Segundo Van Dijk (2012), contexto constitui-se em modelos de contexto, os quais são considerados como uma base mental tanto para a produção, a recepção e compreensão de textos e de discursos. A partir de tais considerações, questionamo-nos: o trabalho realizado nas seções de abertura de unidades temáticas e de leitura sobre os temas contemplados pelos livros didáticos de Língua Portuguesa de EF possibilitam a ativação de quais modelos de contexto e, por conseguinte, compreensões de quais discursos acerca desses temas? Entendemos discurso como uma forma de uso linguístico, como um tipo de interação social condicionada pela cognição e socialmente contextualizada (VAN DIJK, 1997). Para a pesquisa realizada, analisamos duas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2014: Vontade de Saber Português, de Rosimere Alves e Tatiane Brugnerotto, editora FTD e Português: Linguagens, de Tereza Cochar Magalhães e William Cereja, editora Saraiva. Focamos a atenção em unidades que apresentaram duas temáticas contempladas por ambas as coleções: adolescentes e diferenças. Sendo assim o corpus geral passou a ser composto por quatro unidades temáticas e dez didáticas. Com este material, delimitamos em cada coleção as seções de aberturas das unidades e as seções de leitura, com todas as suas subseções, como objeto mais específico de nossa investigação. Para a análise, selecionamos macro e microcategorias que procuraram integrar três campos gerais: um voltado para elementos mais linguísticos, um para os mais cognitivos e outro para os mais discursivos. Como resultado de nossas análises, averiguamos que a inserção de sete elementos de contextualização nas seções analisadas constitui-se em uma estratégia adotada pelas coleções, a qual influencia a ativação e elaboração de determinados modelos de contexto que irão direcionar o processo de compreensão leitora dos discursos sobre os temas adolescentes e diferenças. Por meio do trabalho realizado com esses elementos, pudemos elencar quais foram os possíveis modelos de contexto que influenciaram o processo de produção discursiva nas duas coleções acerca dos temas analisados. Tais modelos consequentemente nos deram suporte para entender os discursos aos quais as coleções veicularam e silenciaram sobre os adolescentes e as diferenças. Constatamos que as duas coleções trabalharam, predominantemente, com um perfil de um leitor genérico e estereotipado que se identifica com as informações trazidas pelos elementos de contextualização, os quais direcionam ativações de modelos de contexto que naturalizam discursos do senso comum e deixam de divulgar outros.
Descrição: Guimarães, Lílian Noemia Torres de Melo, também é conhecida em citações bibliográficas por: MELO-GUIMARÃES, L. N. T. / Azevedo, Karina Falcone de, também é conhecida em citações bibliográficas por: FALCONE, K.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25109
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Linguística

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