Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25046
Title: Planejamento de manutenção para aparelho de mudança de vias, considerando possibilidade de erros
Authors: LEITE, Andréa Patrícia Castro
Keywords: Engenharia de Produção; Manutenção; Manutenção imperfeita; Inspeção imperfeita; Erro humano
Issue Date: 22-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta dissertação tem como foco explorar o uso de um modelo de manutenção, para tornar apropriado seu uso para um sistema de prontidão em ferrovias. Existem vários componentes de prontidão, neste trabalho, o modelo de manutenção é ajustado para os aparelhos de mudança de vias (AMV’s), que são utilizados em ferrovias. O estudo tem como objetivo avaliar como o desempenho deste sistema pode ser afetado por erros humanos. Erros humanos incorrem em ações executadas erroneamente, por exemplo: parte reparada errada, reparar parcialmente uma peça defeituosa, de modo a não a retirar da condição defeituosa, não perceber que um dispositivo está em estado defeituoso e acusar um estado de defeito quando o dispositivo está bom. Essas ações podem ser consequências da falta de treinamento do inspetor ou falta de experiência em uma atividade. Neste trabalho serão considerados, dentro do universo dos possíveis erros humanos, os erros de julgamento e os erros de instalação. Com a exploração e o entendimento do modelo dentro das particularidades no contexto do AMV, será analisado na aplicação numérica o comportamento das variáveis propostas à pesquisa e por fim, observar como possíveis erros humanos podem afetar o sistema de prontidão em termos de custos, disponibilidade e nas possíveis causas de acidentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25046
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Andréa Patrícia Castro Leite.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons