Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24924
Compartilhe esta página
Título: | A busca por mobilidade e acessibilidade seguras e inclusivas em campi universitários: o caso do Campus Joaquim Amazonas da UFPE |
Autor(es): | CADENA, Roberta Prosini |
Palavras-chave: | Engenharia Civil; Mobilidade urbana; Traçado urbanístico; Mobilidade sustentável; Campus universitário |
Data do documento: | 20-Fev-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta dissertação fundamenta-se na hipótese de que com a promulgação da Lei Federal nº. 12.587, em 03 de janeiro de 2012, regulamentadora das diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, os sistemas de mobilidade de Campi precisam ser revisados e adaptados às novas premissas. O tema escolhido justifica-se pelo interesse no aprofundamento da investigação específica sobre mobilidade em espaços de campi universitários. O estudo empírico reporta-se à mobilidade urbana do Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco, embasado em levantamento físico e pesquisa bibliográfica. O traçado urbanístico foi analisado desde sua versão original até os dias atuais. Foram identificados os principais componentes de seu sistema viário, as modificações em seu funcionamento perante a acelerada urbanização da cidade, e as consequências causadas no seu esquema de mobilidade. O referencial teórico fundamenta-se nas teorias de planejamento urbano e sintaxe espacial em que as configurações de layout urbano geram padrões de movimento na cidade e seus sistemas viários. Foram apresentadas variantes de esquemas de mobilidade em mais cinco campi brasileiros, a título de estudo comparativo com referenciais paramétricos distintos. A hipótese foi confirmada, e para modificar a situação foram lançadas proposições técnicas priorizando equidade no uso do espaço, segurança e sustentabilidade. Foram apresentadas recomendações gerais sobre o assunto abordado: moderação do uso de veículos motorizados, estímulo a atividades ciclísticas e aos modos ativos de transporte, acessibilidade e segurança ao usuário e mitigação de condições climáticas adversas. Finalizando, concluiu-se que campi devem preservar suas características de parque, mesmo envolvidos pela malha urbana em constante crescimento. Quanto mais áreas verdes inseridas na cidade, mais aprazível o meio ambiente. O processo aqui estudado, comumente verificado em locais onde ocorre o fenômeno da conurbação, pode servir como material de pesquisa em investigações com similaridades temáticas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24924 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Roberta Prosini Cadena.pdf | 8,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons