Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2483
Título: Detalhando o projeto arquitetural no desenvolvimento de software orientado a agentes: O caso Tropos
Autor(es): Taciana Lima Lourenço Silva, Carla
Palavras-chave: Projeto Tropos
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Taciana Lima Lourenço Silva, Carla; Freire Brelaz de Castro, Jaelson. Detalhando o projeto arquitetural no desenvolvimento de software orientado a agentes: O caso Tropos. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: O desenvolvimento orientado a agentes é bastante recente, no entanto, este novo paradigma tem sido utilizado cada vez mais em aplicações industriais, tais como telecomunicações e comércio eletrônico. Entre as principais preocupações para a consolidação desse novo paradigma, destacamos a necessidade de técnicas, notações e ferramentas adequadas para suportar o desenvolvimento de sistemas orientados a agentes. Neste sentido, o projeto Tropos está desenvolvendo uma abordagem de desenvolvimento orientado a agentes centrada em requisitos que visa suportar todas as fases do desenvolvimento de software orientado a agentes. Tropos definiu vários estilos arquiteturais que focam em processos organizacionais e nos requisitos não-funcionais do software. Esses estilos arquiteturais or ganizacionais foram descritos inicialmente com a notação i*. Contudo, o uso do i* como uma linguagem de descrição arquitetural (ADL) é inadequado, pois apresenta algumas limitações sobretudo no que diz respeito ao detalhamento comportamental do projeto arquitetural. Reconhecendo que a Unified Modeling Language (UML) pode ser estendida para atuar como uma linguagem de descrição arquitetural, apresentamos neste trabalho um conjunto de extensões baseadas na UML Real Time para representar os estilos arquitetur ais organizacionais. Representar esses estilos arquiteturais em UML permitirá que o engenheiro de software insira mais detalhe ao projeto arquitetural do sistema. A fim de validar esta proposta, é apresentado um estudo de caso que utiliza o framework Tropos no desenvolvimento de um sistema de software multi-agentes para uma aplicação de comércio eletrônico
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2483
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4672_1.pdf3,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.