Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2482
Título: Utilizando CCM no Suporte a Sessões Cooperativas Síncronas
Autor(es): SILVA, Cláudia Brito Lyra Nunes da
Palavras-chave: CSCW, Sessões Cooperativas Síncronas, CCM
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Brito Lyra Nunes da Silva, Cláudia; André Guimarães Ferraz, Carlos. Utilizando CCM no Suporte a Sessões Cooperativas Síncronas. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: A área de trabalho cooperativo apoiado por computador (CSCW - Computer Supported Cooperative Work) estuda como as pessoas podem cooperar para a solução de problemas e como tais cooperações podem ser estabelecidas e desenvolvidas utilizando-se recursos computacionais. As aplicações cooperativas síncronas provêem funcionalidades que permitem a interação síncrona entre os membros de um grupo, estando estes em um mesmo local ou dispersos geograficamente. Tais aplicações necessitam de mecanismos de controle que possibilitem o gerenciamento dos usuários que fazem parte das sessões cooperativas, e permitam que os participantes acessem, de forma compartilhada, os recursos disponíveis durante a sessão. Dentre as tecnologias utilizadas na implementação de soluções de suporte a sessões cooperativas síncronas, CORBA (Common Object Request Broker Architecture) mostra-se de grande valor ao prover interoperabilidade entre aplicações implementadas em diferentes linguagens, independentemente de plataforma, protocolos e tecnologias de rede. O CCM (CORBA Component Model ) representa o modelo de componente para a arquitetura CORBA, cujo objetivo principal é facilitar o desenvolvimento de aplicações que utilizam CORBA como plataforma de distribuição. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é prover um serviço de suporte a sessões cooperativas síncronas (CSMS - Cooperative Session Management Service), utilizando a tecnologia de componentes proposta pelo CCM. Os principais aspectos abordados por esse serviço são o gerenciamento de usuários que fazem parte da sessão e o mecanismo de controle utilizado no acesso aos recursos compartilhados durante a sessão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2482
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4666_1.pdf496,38 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.