Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24593
Título: O objeto discurso no ensino de língua portuguesa: noções teóricas e suas reconfigurações na constituição de um objeto ensinável
Autor(es): PEREIRA, Sônia Virginia Martins
Palavras-chave: Discurso; Objeto de estudo; Objeto de ensino; Ensino de língua portuguesa; LDP
Data do documento: 23-Fev-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Resumo: A pesquisa destina-se à investigação sobre o discurso em seu estatuto de conhecimento acadêmico para uma reconfiguração como objeto escolarizado. O objetivo geral da tese consiste em caracterizar novos objetos de ensino presentes nos LDP, emergentes de teorias do texto, do discurso e do gênero, os quais podem vir a subsidiar a constituição de novo perfil da disciplina língua portuguesa. Objetivos específicos, discriminados na metodologia da pesquisa, traçam caminhos para o alcance do objetivo geral. O corpus de análise é extraído de livros didáticos de português (LDP) do ensino médio, no que estes recursos didáticos apresentam como noções teóricas sobre o discurso e outras noções que lhe são constitutivas ou correlatas, na formulação de um conhecimento disciplinar. O trabalho analítico é desenvolvido sob a perspectiva dos estudos bakhtinianos que se alocam no interior da Análise Dialógica do Discurso (ADD), numa intersecção transdisciplinar com outros campos teóricos do saber acadêmico. Em decorrência disso, os encaminhamentos teórico-metodológicos pautam-se pelas categorias analíticas abstraídas do corpus, a partir de procedimentos anteriores de coleta exploratória de dados para a definição do corpus expandido e do corpus restrito. A análise dos LDP nos autoriza a considerar que i) o ensino de português oscila entre novos e velhos objetos, com a mesma forma de didatização: tratamento metalinguístico, prescritivo, descritivo; ii) o perfil da disciplina língua portuguesa sofreu tímida alteração diante da mudança de perspectivas teórico-metodológicas e da constituição de novos objetos de ensino, transformação ainda não consolidada e iii) a disciplina língua portuguesa está marcada pela instabilidade de seus objetos, oscilando entre o ensino das formas da língua ou dos usos da língua. Como contribuição para o ensino, consideramos a necessidade de reconfiguração epistemológica do objeto teórico discurso para a sua constituição como objeto de ensino e propomos um dispositivo analítico, a análise discursiva, que pode servir como enquadramento analítico para a reflexão sobre os fatos de linguagem revelados nos textos, nos gêneros e nos discursos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24593
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Linguística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Sonia Virginia Martins Pereira.pdf6,87 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.